Cascais promove consultas em Saúde Mental em Museus e Jardins

Primeiro município a acolher projeto inovador.
Consultas Sem Paredes

O projeto “Consultas sem Paredes”, apresentado esta terça-feira, 4 de abril, no Parque Marechal Carmona, providencia consultas em saúde mental, como psiquiatria, psicologia ou psicoterapia, em espaços públicos e não convencionais, onde a única regra é a não existência de um gabinete exíguo com quatro paredes.

Esta é uma das medidas contempladas no pacote de combate à crise que a autarquia lançou este ano e que consta no programa Cascais Mentalmente. Assim, ao abrigo do da Unidade Saúde +, da Câmara Municipal de Cascais, munícipes, estudantes e trabalhadores do concelho cujos rendimentos se enquadrem até ao 4.º escalão do IRS podem ter acesso a estas consultas de forma gratuita. Se os rendimentos de qualquer cidadão excederem o 4.º escalão do IRS, estas mesmas consultas terão o custo de 35 euros.

Cascais é, assim, o primeiro município a acolher as “Consultas sem Paredes”, projeto criado pelo Manicómio, um espaço de criação artística e de inovação com múltiplos projetos que cruzam a arte, a criatividade, a transformação social e a saúde mental.

Em Cascais o projeto irá começar na Casa-Museu Conde Castro Guimarães, com acesso à Casa Museu de Santa Maria, ao Farol de Santa Marta e ao Parque Marechal Carmona, com abertura posterior de outros núcleos noutras freguesias do concelho.

As Consultas sem Paredes têm uma metodologia inovadora onde é estimulada uma relação não-hierárquica com o técnico de saúde mental, o que possibilita, por exemplo, a escolha conjunta do local de consulta ou e a criação de um ambiente mais informal e descontraído.

A apresentação desta iniciativa decorre no âmbito da Semana da Saúde de Cascais. Saiba mais sobre esta Semana aqui.