Solidariedade Social

A intervenção social municipal atua com vista à promoção do desenvolvimento social local, em parceria ou em rede com organizações não lucrativas, formais e informais, que se mobilizam no sentido de dinamizar o tecido social e de facilitar o acesso a recursos sociais, tendo como princípio subjacente que todas as pessoas têm direito à igualdade de oportunidades em matéria de emprego, proteção social, educação e acesso a bens e serviços disponíveis na comunidade.

Com efeito, orienta a sua atuação para a promoção, desenvolvimento e capacitação das organizações e das pessoas potenciando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a autonomização dos munícipes em situação de vulnerabilidade social. 

Neste sentido o município promove políticas públicas traduzidas em respostas que incidem sobre a melhoria do índice de bem-estar e a participação plena dos munícipes. A rede social vem potenciar a promoção e a articulação do trabalho interinstitucional e de proximidade que favorece a qualidade de vida dos munícipes, numa perspetiva de congregação de esforços e de otimização de recursos, nas áreas do envelhecimento ativo, da transição digital e da cultura e lazer. 

 

Proteção
Proteção e Inclusão Social

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Emprego
Empregabilidade e promoção do talento

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Educação
Educação, Formação e Aprendizagem ao longo da vida

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Programas
Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida

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Centros de atendimento integrado

Espaços Mais Perto

Espaços de intervenção familiar imediata, individualizada e de grande proximidade, assente numa visão multissistémica e holística, que atuam para promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

Neste contexto intervêm sobre as dimensões Parental, Familiar e Social, investindo nas famílias vulneráveis, nas mais variadas áreas entre as quais a habitação, a saúde, os bens de primeira necessidade, o emprego e a formação, a segurança, os direitos pessoais e a liberdade, com vista à sua autonomização.

Espaços:

  • C3 - Centro Logístico de Cascais (Atendimento temporário) C3 – Centro Logístico de Cascais Rua das Tojas, Nº 203, 2755-010 Alcabideche 910 770 125

Contacto - 910 770 125 

Horário - Segunda a Sexta 10:00 – 13:00 14:00 – 16:00

 

  • Alcabideche - Gabinete Mais Perto Bº Cruz Vermelha Praceta do Autódromo Loja 1, Bº da Cruz Vermelha, 2645-276 Alcabideche

Contacto - 214 815 686 | 214 815 687 

Horário - Quinta-feira das 10:00 – 13:00 14:00 – 16:00

 

  • Cascais/ Estoril - Gabinete Mais Perto Galiza Travessa ao Largo Monte Leite - Lote 26 Cave 2765-327 Estoril (Junto à creche do Pinhal)

Contacto - 214 815 678 | 214 815 679

Horário - Terça-feira 10:00 – 13:00 14:00 – 16:00

 

  • São Domingos de Rana - Gabinete Mais Perto Zambujal Calçada Serra da Estrela Loja do nº 309 (antigo lote 17) 2785-820 S.D.Rana (Junto ao Mercado de São Domingos de Rana)

Contacto - 214 815 685 | 214 815 455 | 214 815 689 | 214 815 684 

Horário - Terça-feira 10:00 – 13:00 14:00 – 16:00

 

 

 

 

 

Gabinete Dívida Zero

Os Gabinetes de Dívida Zero são um serviço especializado gratuito com o objetivo de dar apoio na área da educação financeira, apoiando e ajudando famílias a adquirir competências na área da gestão orçamental, equilíbrio e recuperação financeira; renegociação de dívidas; ajuda na análise de contratos na aquisição de serviços diversos; apoio jurídico e encaminhamento para outras entidades especializadas na área.

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Gabinete de Ação Social da JFA

Serviço para atendimento e acompanhamento de situações de carácter social, apoiando e encaminhando a população da freguesia na resolução dos mais diversos problemas sociais, no âmbito de um trabalho em rede com entidades parceiras.

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Gabinete de Ação Social da UFCP

Serviço de ação social que promove o atendimento e acompanhamento social à população, bem como o apoio especializado a grupos mais vulneráveis, dando especial importância à distribuição de bens alimentares essenciais às famílias que se encontram em situação de carência. 

É realizado um trabalho de continuidade com as famílias, prestando apoio a diferentes níveis e disponibilizando ferramentas que lhes permitam melhorar as suas condições e se integraremos sociedade.

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Gabinete de Atendimento Social JFSDR

Serviço de atendimento e avaliação das situações-problema, identificando os recursos da comunidade, os tipos de respostas e disponibilidades existentes, em articulação com os serviços da comunidade, viabilizando e facilitando a utilização correta desses serviços pelos utentes.

O Serviço Social encarrega-se igualmente da vigilância das situações de maior risco social através do contacto periódico com os utentes, seus familiares e serviços, acompanhando a resolução das situações.

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