Bolsas de Estudo - Ensino Superior

Forma de pedido
Digital

O Município de Cascais tem priorizado nos últimos anos o investimento em políticas sociais de promoção da educação, ensino e da formação profissional dos jovens do município.

Deste modo, a Câmara Municipal de Cascais promove o programa de Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior residentes no município.

Este programa tem como objetivo a atribuição de auxílios económicos a estudantes que pretendem prosseguir a sua formação académica no ensino superior, através da concessão de bolsas de estudo, que comparticipem nos encargos com a educação dos estudantes com menos recursos financeiros, contribuindo assim para facilitar o acesso a uma educação superior de qualidade.

Os custos previstos para o Município de Cascais ascendem a 1.200.000,00€ anuais, permitindo que cerca de 1100 estudantes-munícipes possam manter a frequência no ensino superior, prosseguindo os seus estudos e obtendo formação e capacitação académicas.

Consulte o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para o ano letivo de 2025/2026 aqui

Informações Gerais - 2025/2026
Condições de Atribuição

As bolsas atribuídas ao abrigo do regulamento abrangem estudantes, com domicílio fiscal em Cascais, matriculados em cursos conducentes ao grau de:

> Licenciatura (com ou sem mestrado integrado);

> Mestrado;

> Curso Técnico Superior Profissional – grau V;

Em estabelecimentos de ensino superior público, privado, ou cooperativos reconhecidos oficialmente pela Direção Geral do Ensino Superior.

O aluno deverá estar matriculado e inscrito num mínimo de 60% do número total de créditos que formam o ano curricular que vai frequentar, salvo as exceções previstas no Regulamento.

Para além dos cidadãos portugueses, residentes no município de cascais, podem igualmente concorrer à atribuição de uma bolsa de estudos:

> Titulares de autorização de residência permanente.

Documentos Necessários

Para efeitos da formalização da candidatura ao abrigo do regulamento, deverá obrigatoriamente juntar os seguintes documentos:

> Comprovativo da sua matrícula e frequência num curso superior, com indicação das unidades curriculares em que se encontra matriculado com identificação do aluno e do estabelecimento de ensino;

> Certificado com indicação do número total de créditos já efetuados em anos letivos anteriores e um comprovativo do número de créditos em atraso, quando aplicável, no caso de estudantes que já frequentam o ensino superior com identificação do aluno e do estabelecimento de ensino;

> Plano de estudos do curso, com indicação da sua duração normal em anos curriculares, das unidades curriculares e respetivos créditos;

> Autorização de residência em Portugal, emitida pela autoridade competente;

> Comprovativo de domiciliação fiscal do candidato no município de Cascais emitido pela Autoridade Tributária no ano civil da data de submissão da candidatura;

> Declaração do agregado familiar do candidato, emitida pela Autoridade Tributária no ano civil anterior à data de submissão da candidatura;

> Comprovativos dos rendimentos de todos os elementos que integram o agregado familiar, reportados ao ano civil anterior, designadamente:

                     > Modelo 3 e respetivos anexos, com o comprovativo da nota de liquidação de IRS ou certidão de não declaração de rendimentos emitida pela Autoridade Tributária, relativos ao ano 2024;

                    > Comprovativo do apoio, pensões ou subsídios que sejam beneficiários, mediante declaração do Instituto da Segurança Social, I.P., quando aplicável;

> No caso de apresentação de certidão de não declaração de rendimentos emitida pela Autoridade Tributária, o candidato deverá apresentar cópia do último recibo de vencimento dos elementos do agregado familiar que trabalham por conta de outrem e declaração de abono de família emitido pela Segurança Social ou entidade patronal, no caso de trabalhador de Administração Pública;

> Declaração bancária do total dos juros liquidados com habitação própria no ano de 2024;

> Comprovativos de quaisquer rendimentos que, não tendo sido abrangidos pela declaração de IRS do ano anterior, sejam efetivamente auferidos à data da candidatura;

> Declaração de compromisso de honra aqui

Em caso de dúvida, consulte o tutorial e as notas explicativas

Formulário de Candidatura

Formulário de candidatura AQUI. 

Se ainda não tem registo MyCascais faça-o para aceder ao formulário de candidatura. 
Caso não consiga aceder à sua conta MyCascais, deve contactar o suporte técnico para recuperar o acesso. 
A conta MyCascais será o único meio de contacto durante todo o processo. Por este motivo, é fundamental garantir que os contactos associados se encontram ativos.
Em caso de alteração, deverá proceder à atualização no seu registo MyCascais.

NOTA: Não serão aceites candidaturas em nome de terceiros. As candidaturas terão de ser obrigatoriamente  em nome do(a) próprio(a) candidato(a).

Prazos de Candidatura

09h de 1 de outubro às 18h de 31 de outubro 2025.

Cronograma

> Processo de Candidaturas - 09h de 1 de outubro às 18h de 31 de outubro 2025.. 

> Prazo para entrega de documentação em atraso relativa às candidaturas - até 7 de novembro de 2025.

> Audiência de interessados - Após publicação da lista provisória de aprovados e excluídos haverá um prazo de reclamação de 10 dias úteis. 

Listas Provisórias ano 2024/2025

> Lista provisória de bolseiros aprovados - AQUI

> Lista provisória de bolseiros excluídos - AQUI

*Publicadas a 19-02-2025

 

No decurso da fase de audiência dos interessados, prevista nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, os requerentes podem apresentar informações e documentos visando a alteração do projeto de decisão.
Qualquer reclamação deve ser apresentada por escrito, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicitação da lista provisória de ordenação dos candidatos, devendo ser dirigidas à Câmara Municipal de Cascais, acessível via formulário disponível AQUI

Listas Definitivas ano 2024/2025

> Lista definitiva de bolseiros aprovados - AQUI

> Lista definitiva de bolseiros excluídos - AQUI

*atualizado a 11-08-2025

Pagamentos e IBAN

De acordo como previsto no regulamento de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior:

> A bolsa de estudo é atribuída anualmente.

O pagamento da bolsa é efetuado diretamente ao bolseiro, ou no caso de menor de idade, ao encarregado de educação, por transferência bancária.

> Declaração de autorização de pagamento de bolsa aqui.

Contactos

Telefone: 800 203 186 - chamada gratuita (9h00 às 18h00)

E-mail: atendimento.municipal@cm-cascais.pt