A intervenção social municipal atua com vista à promoção do desenvolvimento social local, em parceria ou em rede com organizações não lucrativas, formais e informais, que se mobilizam no sentido de dinamizar o tecido social e de facilitar o acesso a recursos sociais, tendo como princípio subjacente que todas as pessoas têm direito à igualdade de oportunidades em matéria de emprego, proteção social, educação e acesso a bens e serviços disponíveis na comunidade.
Com efeito, orienta a sua atuação para a promoção, desenvolvimento e capacitação das organizações e das pessoas potenciando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a autonomização dos munícipes em situação de vulnerabilidade social.
Neste sentido o município promove políticas públicas traduzidas em respostas que incidem sobre a melhoria do índice de bem-estar e a participação plena dos munícipes. A rede social vem potenciar a promoção e a articulação do trabalho interinstitucional e de proximidade que favorece a qualidade de vida dos munícipes, numa perspetiva de congregação de esforços e de otimização de recursos, nas áreas do envelhecimento ativo, da transição digital e da cultura e lazer.
O Centro de Atendimento Integrado Vida Cascais garante a prevenção e a reparação de situações de exclusão e de vulnerabilidade social, e uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde e de proteção social, na ótica da promoção dos direitos.
Este serviço presta apoio, orientação e acompanhamento aos munícipes e às suas famílias no âmbito das respostas sociais existentes na comunidade, tais como: Saúde, Solidariedade Social, Habitação, Jurídico, Educação, Emprego e Prestações sociais e apoios pecuniários, nomeadamente junto dos vários atores sociais da Rede Social de Cascais, assente numa intervenção social, multinível e intersectorial, em resposta a problemas sociais complexos que afetam as comunidades.
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Os Gabinetes de Dívida Zero são um serviço especializado gratuito com o objetivo de dar apoio na área da educação financeira, apoiando e ajudando famílias a adquirir competências na área da gestão orçamental, equilíbrio e recuperação financeira; renegociação de dívidas; ajuda na análise de contratos na aquisição de serviços diversos; apoio jurídico e encaminhamento para outras entidades especializadas na área.
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Serviço para atendimento e acompanhamento de situações de carácter social, apoiando e encaminhando a população da freguesia na resolução dos mais diversos problemas sociais, no âmbito de um trabalho em rede com entidades parceiras.
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Serviço de ação social que promove o atendimento e acompanhamento social à população, bem como o apoio especializado a grupos mais vulneráveis, dando especial importância à distribuição de bens alimentares essenciais às famílias que se encontram em situação de carência.
É realizado um trabalho de continuidade com as famílias, prestando apoio a diferentes níveis e disponibilizando ferramentas que lhes permitam melhorar as suas condições e se integraremos sociedade.
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Serviço de atendimento e avaliação das situações-problema, identificando os recursos da comunidade, os tipos de respostas e disponibilidades existentes, em articulação com os serviços da comunidade, viabilizando e facilitando a utilização correta desses serviços pelos utentes.
O Serviço Social encarrega-se igualmente da vigilância das situações de maior risco social através do contacto periódico com os utentes, seus familiares e serviços, acompanhando a resolução das situações.
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