Seminário “Um Olhar sobre a Violência Doméstica na Infância e Juventude”

Iniciativa decorre no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.

Seminário “Um Olhar sobre a Violência Doméstica na Infância e Juventude”

Os efeitos da violência doméstica no desenvolvimento da Criança e do Jovem é o mote do seminário “Um Olhar sobre a Violência Doméstica na Infância e Juventude”, que decorre esta segunda-feira, 17 de abril, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.  

Considerando o aumento do número de processos de promoção e proteção instaurados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) por situação de exposição e maus-tratos em contexto de violência doméstica considerou-se pertinente promover o debate dos efeitos da violência doméstica no desenvolvimento integral da Criança e Jovem.

Segundo dados da CPCJC, por ano, desde a pandemia tem-se assistido a um aumento de 100 processos, sendo que em 2022 foram sinalizados 927 novos casos de Crianças de Jovens em perigo no concelho.

“A nossa intervenção é no sentido de reduzir esses números. A capacitação dos profissionais, a capacitação das entidades da primeira linha, a compreensão das próprias crianças e jovens de como é que podem denunciar as situações a que são sujeitas, são algumas das nossas prioridades”, refere Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, presente no seminário.  

Organizado pela CPCJC em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o seminário aborda as esferas de vida das crianças expostas ou, vítimas de violência doméstica, designadamente no acesso à justiça e impacto no seu desenvolvimento psicossocial.

Esta é uma das iniciativas que decorre no concelho no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância