Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude

Mês de Prevenção Maus-Tratos na Infância

Mês de Prevenção de Maus-Tratos na Infância e Juventude

Em 1989, uma avó americana, de seu nome Bonnie Finney, prestou homenagem ao seu neto, que havia falecido, vítima de violência doméstica por parte do namorado da mãe. A avó colocou um laço azul na antena do seu carro, como forma de lembrar o seu falecido neto, bem como todas as crianças vítimas de maus-tratos.

Desde então, não só o laço azul se tornou o símbolo do combate aos maus-tratos na infância e juventude, como se passou a marcar este tema, dedicando-lhe o mês de abril, no qual se reconhece a importância de as famílias e comunidades trabalharem em conjunto para prevenir os abusos e a negligência infantil.

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens promove, então, a campanha de prevenção dos maus-tratos na infância e juventude “Serei o que me deres… Que seja Amor”.

Em Cascais, ao longo de abril, serão realizadas diversas iniciativas para assinalar este mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

O seminário “Serei o que me deres… Que seja Amor”, irá abordar as diferentes esferas da vida das crianças que são expostas a situações de, ou que sejam vítimas de violência doméstica, como o acesso à justiça e o impacto no seu desenvolvimento psicossocial.

Serão ainda realizados workshops que abordam várias vertentes deste tema, sensibilizando e capacitando técnicos para o seu conhecimento.

A campanha irá encerrar com a construção do Laço Humano, em memória daquelas que faleceram ou que ainda são vítimas de abuso infantil, mas também como forma de apoiar as famílias e fortalecer a comunidade na procura de um ambiente mais seguro para as crianças e jovens.

 

Consulte o plano de iniciativas a realizar pela CMC em parceria com a CPCJ de Cascais:

31/03 - Workshops

> 10H00 às 13H00 - O QUE É "MEDIAÇÃO FAMILIAR" 

ILDA JOÃO | Representante do Instituto Português de Mediação Familiar

Local: DNA Cascais | Alcabideche

> 14H30 às 17h00 - "A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: DA DENÚNCIA AO JULGAMENTO"

LEONOR MAGALHÃES | PROCURADORA DA REPÚBLICA | MINISTÉRIO PÚBLICO DA FAMÍLIA E MENORES DE CASCAIS

Local: DNA Cascais | Alcabideche

 

17/04 - Seminário sobre: “UM OLHAR SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA INFÂNCIA E JUVENTUDE”

> 9H30 às 17H30

Local: Auditório Maria de Jesus Barroso | Casa Histórias Paula Rego

Considerando o número de processos de promoção e proteção instaurados na CPCJ de Cascais por situação de exposição e maus-tratos em contexto de violência doméstica considera-se pertinente promover o debate dos efeitos da violência doméstica no desenvolvimento integral da criança e jovem. O Seminário: “Um olhar sobre a violência doméstica na infância e juventude” abordará as esferas de vida das crianças expostas ou, vítimas de violência doméstica, designadamente no acesso à justiça e impacto no seu desenvolvimento psicossocial.

 

26/04 - Workshops

> 10H00 às 13H00 “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, COMO CRIAR UMA REDE DE SEGURANÇA” 

ELSA FIGUEIREDO | Representante do Espaço V

Local: DNA Cascais | Alcabideche

 

28/04 - Laço Humano

> 10H00 às 13H00 Parque Quinta da Alagoa

> 14H30 às 16H00 - Campo de Futebol do Estoril Praia

Apela-se à participação de toda a comunidade concelhia na construção do Laço Humano, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil. Pretende-se ainda demonstrar que para prevenir o abuso infantil, e a negligência, é necessária a intervenção de todos.

 

Para poder participar nestas iniciativas, deve preencher o formulário de inscrição correspondente, até ao dia anterior ao evento.

Inscrições para Workshops.

Inscrições para Seminário e Laço Humano.