A política de proximidade que Cascais implementou na área da Saúde e da Ação Social está agora retratada em livro. Neste dia 7 de junho, Dia do Município, no Parque Marechal Carmona, Cascais apresentou o livro “Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social | SL3S”, que espelha os serviços, projetos e espaços que o município criou, por ter sentido necessidade de se complementar ao Governo Central, implementando uma estratégia centrada nas pessoas, para que os direitos de todos munícipes sejam salvaguardados.
O livro é da autoria de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e da co-autoria de Carla Semedo, vereadora da autarquia, e de António Santos, professor auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa António Santos.
Esta política pública local, à qual chamamos Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social (SL3S), tem uma ação intersetorial (Saúde e Bem-estar; Solidariedade Social; Justiça e Direitos humanos) e surgiu em 2021 para solucionar as desigualdades acentuadas com a pandemia covid-19, funcionando como a resposta interna às reais necessidades dos cascalenses, com serviços que promovem a qualidade de vida, autonomia, inclusão social e reforcem a literacia em Saúde e Ação Social.
O SL3S está, mais recentemente, materializado em espaços de atendimento ao munícipe - os Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais -, disponíveis em todas as freguesias, apoiam, orientam e acompanham no âmbito das respostas sociais existentes na comunidade tais como: Saúde, Solidariedade Social, Habitação, Jurídico, Educação, Emprego e Prestações sociais e apoios pecuniários, entre outros.
O Bata Branca, as Teleconsultas de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria e a Rede de Valorização Territorial são alguns dos projetos criados sob a política do SL3S e que muito têm beneficiado os munícipes.
Para que ninguém fique para trás, para que os cascalenses sejam cidadãos cada vez mais informados e tenham acesso a serviços de proximidade que lhes melhorem, de facto, a vida: isto é Vida Cascais.