Sessão arranca programação da Quinzena dos Direitos das Crianças e Jovens 2025 no município de Cascais, que decorre até 28 de novembro.
No âmbito do programa Cascais Cidade Amiga das Crianças, o município de Cascais assinala a Quinzena dos Direitos das Crianças. Entre 17 e 28 de novembro, são várias as iniciativas que assinalam o Dia Internacional dos Direitos da Criança e o 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, ambos comemorados a 20 de novembro.
Nesta quinta-feira, 20 de novembro, o Centro de Caparide recebeu o Fórum Anual dos Direitos das Crianças e Jovens em Cascais. Uma sessão que procura uma construção participada da Estratégia Local para os Direitos das Crianças, com entidades locais como escolas, empresas municipais e Juntas de Freguesia. Este trabalho conjunto tem como base vários dados recolhidos daquilo que tem sido a implementação do programa no concelho, procurando identificas as áreas prioritárias para esta população.
No final do dia, os grupos de trabalho puderam apresentar o resultado do seu trabalho ao executivo municipal, que esteve representado pelo vereador Frederico Nunes.
O programa Cascais Cidade Amiga das Crianças tem como objetivo garantir o bem-estar e o cumprir da Convenção dos Direitos das Crianças no território de Cascais. Um programa criado pela UNICEF que procura a implementação de políticas locais para as crianças e jovens, promovendo a sua participação na vida da comunidade.
Cascais obteve o selo de Cidade Amiga das Crianças em 2019, implementando um Plano de Ação Local em ciclos de quatro anos, de forma a contribuir para a realização dos direitos da criança, bem como promover o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das Crianças.
Saiba mais sobre o programa Cidade Amiga das Crianças aqui.