
Celebrar o caminho realizado e consolidar as aprendizagens realizadas ao longo deste percurso foram os objetivos das atividades promovidas pelo Conselho Local das Crianças e Jovens de Cascais (CLCJ) no passado mês de maio.
A 5ª sessão deste conselho decorreu no Pedra Amarela Campo Base, e consistiu num dia especial de celebração e reflexão em contacto com a natureza. Desde atividades radicais como arborismo e escalada, para promover o espírito de equipa, a um jogo de exploração do Passaporte CLCJ, onde revisitaram os temas trabalhados ao longo das sessões: os direitos das crianças, o poder local, as propostas desenvolvidas. Através de quizzes, criação de cartas para futuros membros e momentos de partilha, foi possível consolidar aprendizagens, avaliar os melhores momentos do CLCJ e deixar contributos para o Livro Verde de Cascais.
A 6ª sessão, e a final, do CLCJ decorreu no Laboratório Vida Cascais – Trajouce, e culminou num momento de partilha, reconhecimento e afirmação do papel ativo das crianças e jovens na construção do concelho. A manhã foi dedicada à apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, e a parte da tarde foi dedicada à partilha com os representantes do poder local, nomeadamente Carla Nunes Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais. Um momento marcado pelo diálogo e pela valorização das propostas apresentadas.
Celebrou-se não apenas os resultados alcançados, mas sobretudo o processo vivido. Ao longo de dois anos, o CLCJ envolveu crianças e jovens, promovendo o exercício da cidadania, num espaço onde as suas ideias foram ouvidas, desenvolvidas e valorizadas.
Saiba mais sobre o Conselho Local de Crianças e Jovens de Cascais aqui.













