Ação de Sensibilização com idosos deu início a semana de atividades.
De 20 a 25 de novembro, Cascais assinala a Semana Contra a Violência Doméstica. Todos os dias estão preparadas ações que procuram sensibilizar e debater o fenómeno da Violência Doméstica no concelho, culminando no sábado, 25, dia em que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, deu-se início à semana de atividades com uma ação de sensibilização dirigida aos idosos do concelho. Esta sessão decorreu no Auditório do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Alcabideche, e contou com a presença dos presidentes das juntas de freguesia de Alcabideche e Cascais e Estoril, José Filipe Ribeiro e Pedro Morais Soares, respetivamente, bem como do vereador Frederico Pinho de Almeida.
Ao longo da tarde, ouviu-se testemunhos de vários idosos que participaram no projeto reTRATA-ME bem! que procura dar visibilidade ao público sénior, e convidou estes cidadãos a refletir sobre o que significa ser bem tratado. Foi um projeto desenvolvido pela plataforma AMPLITUDE em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito dos 20 anos do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica.
Entre testemunhos pessoais e a declamação de vários poemas, foi uma tarde bastante animada e que permitiu uma séria reflexão sobre a temática da violência doméstica, tanto entre os cidadãos mais jovens como na faixa etária sénior, porque este é um tema que toca a todos, e não só a alguns.
O vereador Frederico Pinho de Almeida deu como aberta a Semana Contra a Violência Doméstica, explicando que “temos um conjunto de momentos ao longo da semana, de forma a que Cascais seja cada vez mais uma comunidade consciente da problemática que é a violência doméstica, e preparada para tentarmos evitar que estas situações aconteçam.”
Saiba mais sobre a programação da Semana Contra a Violência Doméstica aqui.