Semana Contra a Violência Doméstica 2023

Semana Violência Doméstica

Na semana de 20 a 25 de novembro, o município de Cascais vai assinalar a Semana Contra a Violência Doméstica. Estão programadas várias ações para cada dia, com o objetivo de sensibilizar para o tema da Violência Doméstica nas suas mais variadas formas. Deste programa, destaca-se o dia 23 de novembro, com a apresentação do teatro "A Montanha" de Manuel Jerónimo no Teatro Experimental de Cascais.

A Semana contra a Violência Doméstica conta com uma programação variada e focada no fenómeno da violência doméstica.

O combate à violência doméstica tem sido, nas duas últimas décadas, uma das prioridades e apostas mais fortes do Município de Cascais, em estreita articulação com todas as organizações locais relevantes neste domínio, que constituem o Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, uma plataforma de referência nesta área em todo o País e comprometida no objetivo da erradicação deste fenómeno no nosso concelho.

Através do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, o município de Cascais desenvolve, desde 2003, uma intervenção integrada e interdisciplinar, tendo como missão prevenir e combater a violência doméstica no concelho.

O Fórum Municipal contra a Violência Doméstica assinala 20 anos de existência no dia 25 de novembro, data em que se assinala também o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Saiba mais sobre o trabalho realizado no município no âmbito desta temática aqui.

Conheça o programa completo da Semana Contra a Violência Doméstica:

 

Calendário de Iniciativas
20 de novembro

14h30 | Auditório do Centro Social Paroquial S. Vicente de Alcabideche

reTRATA-ME bem!: é um projeto fotográfico inserido no contexto de celebração dos 20 anos do Fórum Municipal Contra a Violência Doméstica.

Em colaboração com a Plataforma Amplitude e os Centros das instituições parceiras da Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais, procedeu-se à captação de retratos fotográficos e testemunhos de utentes destes Centros, ao redor da temática da importância dos bons tratos. A partilha destes retratos será o mote para uma conversa que ajudará a refletir em conjunto na forma como nos sentimos quando alguém se dirige a nós de forma positiva.

No dia 20 de novembro, às 14h30, no auditório do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Alcabideche, as autoras e as/os protagonistas deste trabalho irão partilhar o processo criativo e alargar a reflexão sobre a temática aos utentes das instituições da área do envelhecimento.

Ação de sensibilização dirigida a pessoas idosas das instituições do concelho

21 de novembro

14h00 | CERCICA S.Domingos de Rana

Intervenção em casos de violência doméstica contra pessoas com deficiência intelectual:

O Fórum Municipal contra a Violência Doméstica tem como objetivos a qualificação da intervenção e a proteção das vítimas de violência doméstica, com especial atenção a grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente as pessoas com deficiência. Reconhecendo o papel que os/as profissionais das diversas organizações podem desempenhar junto das vítimas, importa apostar na sua qualificação, bem como na organização de momentos de reflexão partilhada. Neste sentido realiza-se a ação de formação sobre intervenção em casos de violência doméstica contra pessoas com deficiência intelectual, dirigida a profissionais. 

Ação de formação dirigida a organizações da Rede Social, especialmente as que intervêm nesta área.

Organização conjunta do Fórum e da Comissão para a Pessoa com Deficiência.

 

 

22 de novembro

9h30 | Centro Cultural de Cascais

Seminário: Diversas Facetas da Intervenção

Destina-se a todos os profissionais da Rede Social e visa promover uma reflexão alargada sobre a prevenção e intervenção na violência conjugal e na violência sobre pessoas idosas.

Inscrições aqui.

 

23 de novembro

CANCELADO

21h00 | Teatro Municipal Mirita Casimiro - TEC

Teatro "A Montanha" de Manuel Jerónimo, no Teatro Experimental de Cascais.

A Montanha é a história de uma mulher enquanto enfrenta a longa subida até ao topo de uma montanha, que não é apenas uma Montanha. Um espectáculo impactante e delicado sobre a violência doméstica, com texto e encenação de Manuel Jerónimo, interpretação de Juana Pereira da Silva, imagem de Isabel Medeiros e música de Rosa Leão.

 

24 de novembro

14h30 | Auditório da Escola Secundária de Carcavelos

Anúncio dos vencedores do concurso de vídeo: "Diz não à violência Doméstica" 

Este concurso tem como objetivos sensibilizar os mais jovens e motivar a sua participação ativa na construção de mensagens sobre o tema da violência doméstica e/ou violência no namoro.

Serão envolvidos nesta iniciativa alunos/as do 3º ciclo e secundário de todos os agrupamentos e escolas do concelho de Cascais.

 

25 de novembro

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres