Cascais Mentalmente | Uma resposta à saúde mental

Descentralização de serviços para chegar a todos.

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico na comunidade.

Cascais Mentalmente

“No âmbito da nossa intervenção temos detetado uma grande fragilidade nesta área da Saúde Mental e este programa vem dar uma resposta diferenciadora, com alternativas às respostas convencionais que já tínhamos”, referiu Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, na apresentação do programa “Cascais Mentalmente”, nesta sexta-feira, no Centro Cultural de Cascais.

Este programa pretende garantir a implementação eficaz e sustentável de políticas, programas e iniciativas estratégicas, que promovam a saúde mental e previnam a doença mental, através da diversificação e da descentralização de serviços para atender tanto crianças, como jovens, adultos e idosos que residam, estudem ou trabalhem no concelho.

Neste âmbito há vários serviços disponíveis: Unidade Saúde +, Programa Incorpora Cascais, Consultas sem Paredes, Surf Therapy, Plataforma Saúde na Escola. Desta forma, permite-se a prestação de cuidados mais próximos das pessoas.

A “Unidade Saúde +” responde a áreas como:
> Psiquiatria da Infância e Adolescência;
> Psiquiatria do Adulto;
> Psicologia Clínica;
> Psicologia Educacional e do Desenvolvimento;
> Psicologia Clínica sem Paredes;
> Terapia Familiar.

Para poder usufruir do “Cascais Mentalmente” basta preencher o formulário aqui (disponível em breve) ou agendar atendimento nos Centros Vida Cascais, através do 800 203 186 (Linha Cascais, dias úteis das 9h00 às 17h00).

Recorde-se que, Portugal ocupa o segundo lugar entre os países europeus com maior incidência de perturbações mentais, tendo uma prevalência de 22,9%, o que significa que 1 em cada 5 portugueses tem uma perturbação mental.