Cascais distribui mais aquecedores a idosos carenciados

Entrega de mais aquecedores Galp a idosos carenciados

A prioridade é dotar os mais vulneráveis de conforto térmico.

Esta quarta-feira, 22 de março, foram entregues mais 50 aquecedores aos idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os aparelhos doados pela Galp foram entregues no Centro de Atendimento Integrado Vida Cascais de Alcabideche.

Após a distribuição, no passado dia 3 de março, de 80 aquecedores, foi solicitado aos técnicos da Divisão de Intervenção Comunitária da Câmara Municipal, por diversos idosos em situação de vulnerabilidade, que lhes fossem atribuídos aquecedores. Neste sentido, fruto da parceria com a Galp, foi possível distribuir mais 50 aquecedores para dar resposta a estes pedidos.

“Há cada vez mais famílias com menos dinheiro no bolso e estas parcerias com empresas, neste caso com a Galp, em conjunto com o pacote de medidas de combate à inflação aprovadas pela Câmara Municipal, vai permitir uma resposta de proximidade às necessidades dos mais vulneráveis”, salientou Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro da Ação Social.

Para ser possível dar respostas sociais mais rápidas e efetivas, o fator proximidade é determinante, pelo que é fundamental esta parceria extensível às juntas de freguesia. “O nosso papel é fazer o levantamento das famílias mais carenciadas e referenciar essas famílias junto dos serviços da Câmara Municipal”, referiu José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche.  

De salientar que, com esta doação de aquecedores está também incluída a atribuição de bilhas de gás gratuitas por parte da Galp. Cada equipamento “Hotspot” vem com um vale para aquisição de uma bilha de gás. Para renovar a bilha é preciso contatar a Junta de Freguesia, um dos Centros de Atendimento Vida Cascais para obter esse apoio.

Recordamos que Cascais já tem três Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais em funcionamento, nas freguesias de Alcabideche, Cascais e São Domingos de Rana.

No atual contexto de crise, e à semelhança de situações sociais idênticas, a Câmara Municipal de Cascais complementa várias medidas europeias e nacionais, dirigidas em especial aos sectores mais vulneráveis.

Nesse sentido, criou um pacote de medidas de combate à inflação para os mais novos, os mais velhos, sem esquecer os cidadãos que verificam incapacidades físicas e psíquicas, mas também as empresas e os cidadãos de classe média.

“São mais de 45 milhões de euros disponibilizados pela Câmara Municipal de Cascais para concretizar estas 70 medidas de combate à inflação, para apoiar os que mais precisam, nomeadamente os mais velhos, os mais novos e os cidadãos deficientes”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que deixou uma mensagem: “ Estamos a criar esta rede de solidariedade em parceria com as Juntas de Freguesia e as empresas de Cascais para que todos acreditem, nestes tempos difíceis, que há esperança e há futuro”.

Saiba mais sobre esta rede de apoio social aqui.