Rede de Valorização Territorial

Redes de Valorização Territorial

Este é um projeto assente na premissa da participação e democracia, em que as pessoas são protagonistas das mudanças, através de um processo de co-criação da cidade, aproximando os cidadãos do processo político, nas quatro freguesias do concelho.

A ação é preconizada pelos próprios moradores em todas as atividades que sejam do seu interesse e da própria comunidade, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo, apostando na capacitação e formação dos(as) munícipes.

Continuados no tempo e direcionados para as necessidades/problemáticas diagnosticadas em cada território, que contemplem os diferentes níveis de intervenção (universal, seletiva e indicada), identificando os recursos e concertando com todas as organizações locais, ou outras que sejam necessárias acionar para o território, com o objetivo de estruturar ações preventivas e com incidência a nível familiar, escolar e comunitário.

Este projeto é financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia (recuperarportugal.gov.pt)

barra PRR_site

Datas e Locais das Sessões Públicas

Os espaços onde são dinamizadas as ações deste âmbito são os Laboratórios Vida Cascais.

. 7 de março, às 17h00 - Rua Vasco Santana, Alcoitão;

· 9 de março, às 17h00 - Calçada Serra da Estrela, loja n.º 329, Zambujal;

· 13 de março, às 17h00 - Largo Amor Perfeito, loja n.º 9, Adroana;

· 15 de março, às 17h00 - Largo Alice Cruz, n.º 97, Cabeço Mouro;

· 21 de março, às 17h00 - Rua da Estrela do Mar, n.º 98, Torre;

· 23 de março, às 17h00 - Rua Pequena, n.º7, Bicesse;

. 27 de março, às 17h00 - Praceta dos Bons Amigos, Trajouce;

. 28 de março, às 17h00 - Rua Cruz Vermelha Portuguesa, Alcabideche;

. 30 de março, às 17h00 - Rua Francisco de Sousa Tavares, 168, S. Domingos de Rana;

. 4 de abril, às 17h00 - Rua Alves Redol 1 A, 2765-117, Galiza;

Quem faz parte dela?

Pessoas que residem ou se ligam aos territórios e grupos formais (associações ou organizações com sede no território e/ou que nele intervêm).

Atua em que territórios?

De âmbito concelhio, com especial enfoque em Áreas Críticas Urbanas, não apenas bairros sociais, mas zonas com especial vulnerabilidade social, geralmente delimitadas geograficamente.

Qual o principal objetivo desta Rede?

Promover o desenvolvimento local, a igualdade de oportunidades, apostando na capacitação dos territórios, de quem vive ou nele circula, apoiando a tomada de decisão, de forma a atuar diretamente nas causas dos problemas, transformando a vida das comunidades.
Concertar atuações, apostando numa sinergia de esforços que congregue intervenções eficazes, com o foco no aumento do Bem Estar e Qualidade de Vida.

Qual o maior destaque na estratégia de 2023?

Em 2023 alinhar o pensamento estratégico nas organizações (comunidade e parceiros) neste processo de co-criação e democracia participada e elaborar o primeiro Plano de Valorização do Território por cada freguesia, concretizando ações com sucesso, que validem a metodologia.