A Plataforma Saúde nas Escolas encontra-se a desenvolver projetos na área da promoção da saúde e bem-estar em contexto escolar, com o objetivo de fomentar a literacia em saúde nos alunos, de favorecer o bem-estar no contexto dos estabelecimentos de ensino de Cascais e de assegurar uma estratégia que alinhe a promoção da saúde na comunidade educativa (escola, família e comunidade).
Alinhados com o Plano Nacional de Saúde Escolar, de 2015, e com os seus eixos de intervenção prioritários, os 20 projetos que estão a ser desenvolvidos por esta Plataforma são promovidos, financiados e acompanhados pela Câmara Municipal de Cascais, em conjunto com 17 parceiros. Atualmente estão envolvidas 362 turmas e cerca de 7065 alunos de 11 Agrupamentos de Escolas de Cascais.
Inscreva as suas turmas AQUI.
Agrupamento de Escolas da Cidadela;
Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo;
Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo;
Agrupamento de Escolas IBN Mucana;
Agrupamento de Escolas de Carcavelos;
Agrupamento de Escolas de São João do Estoril;
Agrupamento de Escolas de Parede;
Agrupamento de Escolas de Alvide;
Agrupamento de Escolas de Cascais;
Agrupamento de Escolas da Alapraia;
Agrupamento de Escolas de Alcabideche;
Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro.
Associação Prevenir
Associação Realiza 2785
Arisco - Instituição para a Promoção Social e da Saúde
Associação BIPP
Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
Associação Mundo a Sorrir
Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS)
Vitamimos
Helpo
Instituto para Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSLVT (ICAD)
Hospital de Cascais
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Associação de Reabilitação e Integração Ajuda - ARIA
Centro Social do Pisão
ACES Cascais
Associação SER +
Alzheimer Portugal – Gabinete Cuidar Melhor
Programa Crescer a Brincar (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal de 4 anos, no qual os professores são os principais agentes de intervenção e são convidados a trabalhar com a sua turma, em contexto de sala de aula, manuais adaptados a cada nível de escolaridade (em formato de banda desenhada, com autocolantes, atividades e jogos interativos). Pretende desenvolver Competências Sociais e Emocionais, de forma a promover a saúde mental e o bem-estar psicológico infantil, permitindo assim comportamentos positivos e saudáveis nas crianças, através do reforço dos fatores de proteção (ex. autocontrolo, autoestima, competências sociais e assertividade, capacidade de gestão emocional e de tomada de decisão) e da redução dos fatores de risco (ex. indisciplina, agressividade, bullying, discriminação, depressão infantil). Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (iniciam no 1.º ano e terminam no 4.º ano).
Programa EU PASSO (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal de 2 anos, que inclui sessões realizadas pelas técnicas e pelo professor no contexto de sala de aula e o manual do “EU PASSO…” para o docente. Pretende desenvolver Hábitos de Vida Saudável, através dos cinco componentes que fazem parte da saúde (social, alimentação, estudo, desporto e higiene), Competências Sociais e Emocionais (ex. autocontrolo, autoestima, gestão emocional, tomada de decisão, resistência à pressão dos pares) e prevenir Comportamentos de Risco na Adolescência (ex. agressividade, bullying, discriminação, consumo de tabaco e álcool, relações sexuais precoces, desprotegidas e sem a valorização da componente afetiva), de forma a promover a saúde física e mental e o bem-estar juvenil. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
População alvo: Jovens do 2.º ciclo (iniciam no 5.º e terminam no 6.º ano) ou do 3.º ciclo (iniciam no 7.º e terminam no 8.º ano).
Programa Nino e Nina - Programa de Competências (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal com a duração de 2 anos, que aborda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de forma atrativa e lúdica. O programa é implementado pelos educadores junto das crianças, que utilizam um GUIA, o “Nina e Nino: Baralho dos Sentimentos”, complementado por vídeos de desenhos animados do Nino e da Nina, além de visitas das personagens aos Jardins de Infância. O programa está dividido em quatro módulos: Disciplina e Autocontrolo, focado na disciplina positiva e na aprendizagem do controlo do corpo; Inteligência Emocional, que ajuda as crianças a descobrir os sentimentos e a aprender a lidar com eles; Autoestima e Igualdade, promove uma autoestima positiva e a igualdade de género; Competências Sociais, desenvolve a empatia e ensina a importância de pedir ajuda. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: dos 3 aos 5/6 anos (pré-escolar).
Programa Vamos Cuidar de Nós (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Fomentar a aquisição de atitudes de promoção de saúde pelas crianças e promover o desenvolvimento das principais dimensões relacionadas com a educação para a saúde (como a higiene, a alimentação, os estilos de vida, o desporto e a atividade física, a introdução à sexualidade e a prevenção dos abusos sexuais). Para isso, os professores têm à sua disposição manuais em formato de banda desenhada, com autocolantes, atividades e jogos. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Projeto Jogo do Álcool (dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais)
Tem como objetivo promover a prevenção universal das toxicodependências, envolvendo um conjunto de medidas e intervenções destinadas a evitar o uso/abuso de drogas, permitindo assim que os jovens apresentam comportamentos mais positivos, seguros e saudáveis. Nestas sessões promove-se a discussão de aspetos relacionados com o direito à diferença, a opção de dizer não, ensaiando novos papéis e novas ações, refletindo sobre os factos sociais que geram o contexto droga e/ou para as alternativas que se devem proporcionar para que o jovem possa tomar uma decisão consciente.
População alvo: Alunos do 2.ºe 3.º ciclo
Projeto Ciclo de Cinema “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental” (dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, Hospital de Cascais, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Aria e Centro Social do Pisão)
Tem como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes. O Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, contempla a exibição de filmes/documentários dirigidos a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e promove o debate de questões associadas à saúde mental juvenil.
Projeto Ciclo de Cinema “Ver, Ouvir e Debater VIH/SIDA” (dinamizado pelo ACES Cascais, Hospital Cascais, Associação Ser+)
Decorre no âmbito da “Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA” e tem como objetivo promover o debate sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. A dinamização deste projeto contempla a exibição de filmes/documentários e/ou curtas-metragens dirigidos a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário, abordando questões relacionadas com a infeção pelo VIH/SIDA, seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades com intervenção reconhecida na área do VIH/SIDA.
Projeto “Aventura na Cidade” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais e Promoção Global da Saúde e Cidadania, baseado num Jogo de Personagens, no qual os participantes são os personagens principais de diversas Aventuras, vividas numa Cidade. Envolve a Formação (acreditada) de docentes ou outros elementos da comunidade educativa, para aplicação em sala de aula. Aborda diversas temáticas da esfera da Cidadania (Valores, Direitos e Deveres, Interculturalidade, etc.), Educação (Conteúdos Curriculares, Expressões Artísticas) e Saúde (Emoções, Sexualidade, Alimentação e Exercício Físico, Comportamentos Aditivos, Violência e Bullying), escolhidas em função dos objetivos dos aplicadores e características dos destinatários.
População alvo: alunos de todos os níveis do ensino básico e secundário.
Projeto “Castelos de Risco” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais e Promoção Global da Saúde e Cidadania, baseado na exploração do Risco como fator essencial ao Desenvolvimento Humano. Com uma forte componente lúdica, utiliza Jogos de Dinâmica de Grupos e uma Metodologia de Ação – Reflexão como ferramentas de intervenção com grupos de jovens. Envolve a Formação (acreditada) de docentes ou outros elementos da comunidade educativa para aplicação em contexto de sala de aula, abordando temáticas como Identidade, Relação e Comunicação, Funcionamento em Grupo e Riscos e Limites. O Projeto culmina com uma Atividade de Aventura e Risco, de caráter competitivo, envolvendo todos os Jovens participantes no Programa.
População alvo: alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Projeto “Perdidos no Jogo” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Prevenção da Utilização Abusiva do Jogo e Promoção da Saúde e Cidadania, aplicado em sala de aula, em sessões semanais ou quinzenais, pela Equipa Técnica da ARISCO. Baseado num Jogo de Tabuleiro e de Personagens, que envolve toda a turma, tem como objetivo promover a utilização saudável do Jogo, aumentar a tomada de consciência sobre os Fatores de Risco associados aos diferentes tipos de Jogos, bem como à Internet e Redes Sociais e capacitar agentes educativos para a promoção da utilização saudável do Jogo.
População alvo: alunos do 3º ao 12.º ano de escolaridade.
Projeto Chefs Saúde (dinamizado pela Associação Vitamimos)
Iniciativa que pretende motivar as crianças para a adoção de uma alimentação saudável, capacitá-las para a preparação de snacks e receitas saudáveis e com isso, sensibilizar para a importância da adoção de estilos de vida adequados. Esta vertente holística permite transmitir uma visão cruzada entre a área da alimentação e de outros determinantes de saúde: sono – receitas de pequenos-almoços, higiene – receitas saladas e vegetais, atividade física - snacks energéticos e hidratação e sentimentos e emoções- refeições completas “comfort food”. Envolve workshops de culinária e desafios com vista ao aumento do consumo de hortofrutícolas.
População-alvo: Alunos do 2.º ciclo. Número de sessões por projeto: Duas sessões por projeto (idealmente de 90 minutos cada)
Projeto Juntos num Só Ritmo (dinamizado pela Associação BIPP)
Projeto de inclusão social com o objetivo de criar uma maior consciencialização da temática da inclusão na comunidade escolar, a fim de ajudar a encontrar soluções para o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva. Este projeto é realizado através de atividades que permitem desenvolver competências pessoais nos participantes como, o conhecimento de si e do outro, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de resolução de problemas e aprendizagem de novos conceitos e assim desmistificar os caminhos para a inclusão.
População alvo: 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto Mun-Si (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde - CEIDSS)
Programa longitudinal de 4 anos, que acompanha os mesmos alunos ao longo do 1.º ciclo, cujo o objetivo consiste em promover a saúde infantil e retardar a progressão do excesso de peso infantil através da adoção de um estilo de vida saudável. As intervenções têm como temática a abordagem da “Dieta Mediterrânica” e procuram sensibilizar as crianças para a importância de realizarem uma alimentação saudável e do seu importante papel no processo de mudança comportamental.
População-alvo: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo.
Projeto Reiki na Escola (dinamizado pela Associação REALIZA 2785)
Procura potenciar os valores de equilíbrio, otimismo e resiliência, através do reforço do desenvolvimento do potencial das crianças e adultos (pessoal docente/não docente e Encarregados de Educação), promovendo o seu equilíbrio emocional e bem-estar. Pretende igualmente reforçar as competências dos Professores na área de desenvolvimento de técnicas de relaxamento, concentração e promoção de autoestima. Procura também trabalhar a consciência e domínio do corpo.
População alvo: 1.º ciclo.
Projeto Mudarte (dinamizado pela Associação Helpo)
Consiste na implementação de um programa de 8 sessões que visa, através da ferramenta do Teatro do Oprimido, capacitar os jovens na identificação de situações de opressão, bem como na intervenção de forma assertiva perante as mesmas. No programa MUDARTE são exploradas pelos jovens as opressões vivenciadas no seu dia-a-dia, permitindo assim a reflexão sobre as mesmas, implicações e encontro de ferramentas que ofereçam soluções a estas problemáticas. Espera-se assim, que no final do programa os jovens estejam capacitados para identificar situações de opressão, bem como para intervir de forma assertiva perante as mesmas.
População alvo: 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto Eu e os Outros (dinamizado pela Divisão de Comportamentos Aditivos e Dependências - DICAD - integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ARSLVT)
Promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social e ainda trabalhar competências de tomadas de decisão pessoais e sociais, assertividade, competências de comunicação, gestão de conflitos, gestão de emoções. Este programa tem por base 9 histórias em suporte electrónico, cada uma delas abordando temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social na fase da adolescência e juventude.
População alvo: 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto #What’s Up Tu Decides (dinamizado pela Divisão de Comportamentos Aditivos e Dependências - DICAD - integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ARSLVT)
Este projeto ocorre em forma de jogo eletrónico, que pode ser jogado individualmente ou em equipa e procura prevenir acerca do uso problemático de Internet e do jogo. Enquadra-se nos princípios gerais da promoção da literacia para a saúde, com o objetivo geral a promoção de competências associadas à resiliência digital.
População alvo: 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto What’s UP NetEducand@ (dinamizado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e Dependências (ICAD), integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT)
Programa de Prevenção da utilização problemática da internet e jogo para Encarregados de Educação, que visa aumentar a literacia digital dos mesmos, nomeadamente, abordar os benefícios e riscos do estar online e aumentar competências para a utilização problemática da internet.
População-alvo: Dirigido a Encarregados de Educação/Pais/Tutores legais/Profissionais da área da Educação de crianças/jovens de diferentes idades. Programa a realizar-se online, com um grupo mínimo de 8 e um máximo de 30 participantes.
Projeto Aprender a Ser Saudável (dinamizado pela Associação Mundo a Sorrir)
Resposta no âmbito da promoção da saúde oral e da adoção de estilos de vida saudáveis, junto de crianças do pré-escolar e 1º Ciclo em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho de Cascais. Assenta na premissa de que a educação para a saúde é uma estratégia fundamental à capacitação individual e comunitária e um recurso essencial à prevenção, diminuição de riscos associados a doenças e otimização de recursos. O projeto "Aprender A Ser Saudável - Cascais" contempla a realização de atividades de literacia em saúde, prevenção e hábitos saudáveis. Envolve as seguintes atividades:
- Iniciativas de Educação para a Saúde e Saúde Oral (sessões de sensibilização e capacitação; distribuição de materiais gráficos de informação de apoio à realização de atividades de saúde oral em contexto escolar);
- Avaliação da saúde oral a crianças através de rastreios orais e controlo de placa bacteriana com corante.
População-alvo: pré-escolar e 1ºciclo.
Projeto “Projeto “Memo e Kelembra, Alzheimer e Demência? Vamos perceber!"” (dinamizado pela associação Alzheimer Portugal - Gabinete Cuidar Melhor)
O projeto tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para o tema da Demência, uma problemática frequentemente associada ao envelhecimento, promovendo assim um maior envolvimento, compreensão e empatia para com as Pessoas que vivem com este diagnóstico. Espera-se que um maior conhecimento sobre o tema favoreça o contributo das novas gerações para uma melhor integração e bem-estar das Pessoas com Demência na nossa sociedade. Envolve a adaptação das sessões, consoante o público-alvo.
População-alvo:
- Para o 1º ciclo: Sessão de 1h, composta por um primeiro momento de dramatização do livro bilingue «O Pequeno Elefante Memo», que retrata a história de uma avó elefante e do seu neto, realçando a importância da compreensão e do amor no relacionamento entre a família e as pessoas mais velhas, que por vezes têm perdas de memória. Seguindo-se um momento informativo no qual se abordam diversas questões relacionadas com o tema, tais como as perdas de memória (Demências) e a importância de apoiar e ajudar as pessoas mais velhas.
- Para o secundário: Sessão de 1h30, composta por um primeiro momento de quiz que visa esclarecer e sensibilizar sobre a problemática das Demências assim como desconstruir alguns mitos e por um segundo momento informativo e de reflexão sobre as questões abordadas.”
Agrupamento de Escolas da Cidadela;
Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo;
Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo;
Agrupamento de Escolas IBN Mucana;
Agrupamento de Escolas de Carcavelos;
Agrupamento de Escolas de São João do Estoril;
Agrupamento de Escolas de Parede;
Agrupamento de Escolas de Alvide;
Agrupamento de Escolas de Cascais;
Agrupamento de Escolas da Alapraia;
Agrupamento de Escolas de Alcabideche;
Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro.
Associação Prevenir
Associação Realiza 2785
Arisco - Instituição para a Promoção Social e da Saúde
Associação BIPP
Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI)
Associação Mundo a Sorrir
Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS)
Vitamimos
Helpo
Instituto para Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSLVT (ICAD)
Hospital de Cascais
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Associação de Reabilitação e Integração Ajuda - ARIA
Centro Social do Pisão
ACES Cascais
Associação SER +
Alzheimer Portugal – Gabinete Cuidar Melhor
Programa Crescer a Brincar (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal de 4 anos, no qual os professores são os principais agentes de intervenção e são convidados a trabalhar com a sua turma, em contexto de sala de aula, manuais adaptados a cada nível de escolaridade (em formato de banda desenhada, com autocolantes, atividades e jogos interativos). Pretende desenvolver Competências Sociais e Emocionais, de forma a promover a saúde mental e o bem-estar psicológico infantil, permitindo assim comportamentos positivos e saudáveis nas crianças, através do reforço dos fatores de proteção (ex. autocontrolo, autoestima, competências sociais e assertividade, capacidade de gestão emocional e de tomada de decisão) e da redução dos fatores de risco (ex. indisciplina, agressividade, bullying, discriminação, depressão infantil). Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (iniciam no 1.º ano e terminam no 4.º ano).
Programa EU PASSO (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal de 2 anos, que inclui sessões realizadas pelas técnicas e pelo professor no contexto de sala de aula e o manual do “EU PASSO…” para o docente. Pretende desenvolver Hábitos de Vida Saudável, através dos cinco componentes que fazem parte da saúde (social, alimentação, estudo, desporto e higiene), Competências Sociais e Emocionais (ex. autocontrolo, autoestima, gestão emocional, tomada de decisão, resistência à pressão dos pares) e prevenir Comportamentos de Risco na Adolescência (ex. agressividade, bullying, discriminação, consumo de tabaco e álcool, relações sexuais precoces, desprotegidas e sem a valorização da componente afetiva), de forma a promover a saúde física e mental e o bem-estar juvenil. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
População alvo: Jovens do 2.º ciclo (iniciam no 5.º e terminam no 6.º ano) ou do 3.º ciclo (iniciam no 7.º e terminam no 8.º ano).
Programa Nino e Nina - Programa de Competências (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Programa longitudinal com a duração de 2 anos, que aborda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de forma atrativa e lúdica. O programa é implementado pelos educadores junto das crianças, que utilizam um GUIA, o “Nina e Nino: Baralho dos Sentimentos”, complementado por vídeos de desenhos animados do Nino e da Nina, além de visitas das personagens aos Jardins de Infância. O programa está dividido em quatro módulos: Disciplina e Autocontrolo, focado na disciplina positiva e na aprendizagem do controlo do corpo; Inteligência Emocional, que ajuda as crianças a descobrir os sentimentos e a aprender a lidar com eles; Autoestima e Igualdade, promove uma autoestima positiva e a igualdade de género; Competências Sociais, desenvolve a empatia e ensina a importância de pedir ajuda. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: dos 3 aos 5/6 anos (pré-escolar).
Programa Vamos Cuidar de Nós (dinamizado pela Associação PREVENIR)
Fomentar a aquisição de atitudes de promoção de saúde pelas crianças e promover o desenvolvimento das principais dimensões relacionadas com a educação para a saúde (como a higiene, a alimentação, os estilos de vida, o desporto e a atividade física, a introdução à sexualidade e a prevenção dos abusos sexuais). Para isso, os professores têm à sua disposição manuais em formato de banda desenhada, com autocolantes, atividades e jogos. Além disso, o programa inclui formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
População alvo: 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Projeto Jogo do Álcool (dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais)
Tem como objetivo promover a prevenção universal das toxicodependências, envolvendo um conjunto de medidas e intervenções destinadas a evitar o uso/abuso de drogas, permitindo assim que os jovens apresentam comportamentos mais positivos, seguros e saudáveis. Nestas sessões promove-se a discussão de aspetos relacionados com o direito à diferença, a opção de dizer não, ensaiando novos papéis e novas ações, refletindo sobre os factos sociais que geram o contexto droga e/ou para as alternativas que se devem proporcionar para que o jovem possa tomar uma decisão consciente.
População alvo: Alunos do 2.ºe 3.º ciclo
Projeto Ciclo de Cinema “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental” (dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, Hospital de Cascais, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Aria e Centro Social do Pisão)
Tem como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes. O Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, contempla a exibição de filmes/documentários dirigidos a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e promove o debate de questões associadas à saúde mental juvenil.
Projeto Ciclo de Cinema “Ver, Ouvir e Debater VIH/SIDA” (dinamizado pelo ACES Cascais, Hospital Cascais, Associação Ser+)
Decorre no âmbito da “Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA” e tem como objetivo promover o debate sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. A dinamização deste projeto contempla a exibição de filmes/documentários e/ou curtas-metragens dirigidos a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário, abordando questões relacionadas com a infeção pelo VIH/SIDA, seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades com intervenção reconhecida na área do VIH/SIDA.
Projeto “Aventura na Cidade” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais e Promoção Global da Saúde e Cidadania, baseado num Jogo de Personagens, no qual os participantes são os personagens principais de diversas Aventuras, vividas numa Cidade. Envolve a Formação (acreditada) de docentes ou outros elementos da comunidade educativa, para aplicação em sala de aula. Aborda diversas temáticas da esfera da Cidadania (Valores, Direitos e Deveres, Interculturalidade, etc.), Educação (Conteúdos Curriculares, Expressões Artísticas) e Saúde (Emoções, Sexualidade, Alimentação e Exercício Físico, Comportamentos Aditivos, Violência e Bullying), escolhidas em função dos objetivos dos aplicadores e características dos destinatários.
População alvo: alunos de todos os níveis do ensino básico e secundário.
Projeto “Castelos de Risco” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais e Promoção Global da Saúde e Cidadania, baseado na exploração do Risco como fator essencial ao Desenvolvimento Humano. Com uma forte componente lúdica, utiliza Jogos de Dinâmica de Grupos e uma Metodologia de Ação – Reflexão como ferramentas de intervenção com grupos de jovens. Envolve a Formação (acreditada) de docentes ou outros elementos da comunidade educativa para aplicação em contexto de sala de aula, abordando temáticas como Identidade, Relação e Comunicação, Funcionamento em Grupo e Riscos e Limites. O Projeto culmina com uma Atividade de Aventura e Risco, de caráter competitivo, envolvendo todos os Jovens participantes no Programa.
População alvo: alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Projeto “Perdidos no Jogo” (dinamizado pela Instituição ARISCO)
Programa de Prevenção da Utilização Abusiva do Jogo e Promoção da Saúde e Cidadania, aplicado em sala de aula, em sessões semanais ou quinzenais, pela Equipa Técnica da ARISCO. Baseado num Jogo de Tabuleiro e de Personagens, que envolve toda a turma, tem como objetivo promover a utilização saudável do Jogo, aumentar a tomada de consciência sobre os Fatores de Risco associados aos diferentes tipos de Jogos, bem como à Internet e Redes Sociais e capacitar agentes educativos para a promoção da utilização saudável do Jogo.
População alvo: alunos do 3º ao 12.º ano de escolaridade.
Projeto Chefs Saúde (dinamizado pela Associação Vitamimos)
Iniciativa que pretende motivar as crianças para a adoção de uma alimentação saudável, capacitá-las para a preparação de snacks e receitas saudáveis e com isso, sensibilizar para a importância da adoção de estilos de vida adequados. Esta vertente holística permite transmitir uma visão cruzada entre a área da alimentação e de outros determinantes de saúde: sono – receitas de pequenos-almoços, higiene – receitas saladas e vegetais, atividade física - snacks energéticos e hidratação e sentimentos e emoções- refeições completas “comfort food”. Envolve workshops de culinária e desafios com vista ao aumento do consumo de hortofrutícolas.
População-alvo: Alunos do 2.º ciclo. Número de sessões por projeto: Duas sessões por projeto (idealmente de 90 minutos cada)
Projeto Juntos num Só Ritmo (dinamizado pela Associação BIPP)
Projeto de inclusão social com o objetivo de criar uma maior consciencialização da temática da inclusão na comunidade escolar, a fim de ajudar a encontrar soluções para o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva. Este projeto é realizado através de atividades que permitem desenvolver competências pessoais nos participantes como, o conhecimento de si e do outro, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de resolução de problemas e aprendizagem de novos conceitos e assim desmistificar os caminhos para a inclusão.
População alvo: 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto Mun-Si (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde - CEIDSS)
Programa longitudinal de 4 anos, que acompanha os mesmos alunos ao longo do 1.º ciclo, cujo o objetivo consiste em promover a saúde infantil e retardar a progressão do excesso de peso infantil através da adoção de um estilo de vida saudável. As intervenções têm como temática a abordagem da “Dieta Mediterrânica” e procuram sensibilizar as crianças para a importância de realizarem uma alimentação saudável e do seu importante papel no processo de mudança comportamental.
População-alvo: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo.
Projeto Reiki na Escola (dinamizado pela Associação REALIZA 2785)
Procura potenciar os valores de equilíbrio, otimismo e resiliência, através do reforço do desenvolvimento do potencial das crianças e adultos (pessoal docente/não docente e Encarregados de Educação), promovendo o seu equilíbrio emocional e bem-estar. Pretende igualmente reforçar as competências dos Professores na área de desenvolvimento de técnicas de relaxamento, concentração e promoção de autoestima. Procura também trabalhar a consciência e domínio do corpo.
População alvo: 1.º ciclo.
Projeto Mudarte (dinamizado pela Associação Helpo)
Consiste na implementação de um programa de 8 sessões que visa, através da ferramenta do Teatro do Oprimido, capacitar os jovens na identificação de situações de opressão, bem como na intervenção de forma assertiva perante as mesmas. No programa MUDARTE são exploradas pelos jovens as opressões vivenciadas no seu dia-a-dia, permitindo assim a reflexão sobre as mesmas, implicações e encontro de ferramentas que ofereçam soluções a estas problemáticas. Espera-se assim, que no final do programa os jovens estejam capacitados para identificar situações de opressão, bem como para intervir de forma assertiva perante as mesmas.
População alvo: 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto Eu e os Outros (dinamizado pela Divisão de Comportamentos Aditivos e Dependências - DICAD - integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ARSLVT)
Promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social e ainda trabalhar competências de tomadas de decisão pessoais e sociais, assertividade, competências de comunicação, gestão de conflitos, gestão de emoções. Este programa tem por base 9 histórias em suporte electrónico, cada uma delas abordando temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social na fase da adolescência e juventude.
População alvo: 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto #What’s Up Tu Decides (dinamizado pela Divisão de Comportamentos Aditivos e Dependências - DICAD - integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ARSLVT)
Este projeto ocorre em forma de jogo eletrónico, que pode ser jogado individualmente ou em equipa e procura prevenir acerca do uso problemático de Internet e do jogo. Enquadra-se nos princípios gerais da promoção da literacia para a saúde, com o objetivo geral a promoção de competências associadas à resiliência digital.
População alvo: 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.
Projeto What’s UP NetEducand@ (dinamizado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e Dependências (ICAD), integrada na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT)
Programa de Prevenção da utilização problemática da internet e jogo para Encarregados de Educação, que visa aumentar a literacia digital dos mesmos, nomeadamente, abordar os benefícios e riscos do estar online e aumentar competências para a utilização problemática da internet.
População-alvo: Dirigido a Encarregados de Educação/Pais/Tutores legais/Profissionais da área da Educação de crianças/jovens de diferentes idades. Programa a realizar-se online, com um grupo mínimo de 8 e um máximo de 30 participantes.
Projeto Aprender a Ser Saudável (dinamizado pela Associação Mundo a Sorrir)
Resposta no âmbito da promoção da saúde oral e da adoção de estilos de vida saudáveis, junto de crianças do pré-escolar e 1º Ciclo em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho de Cascais. Assenta na premissa de que a educação para a saúde é uma estratégia fundamental à capacitação individual e comunitária e um recurso essencial à prevenção, diminuição de riscos associados a doenças e otimização de recursos. O projeto "Aprender A Ser Saudável - Cascais" contempla a realização de atividades de literacia em saúde, prevenção e hábitos saudáveis. Envolve as seguintes atividades:
- Iniciativas de Educação para a Saúde e Saúde Oral (sessões de sensibilização e capacitação; distribuição de materiais gráficos de informação de apoio à realização de atividades de saúde oral em contexto escolar);
- Avaliação da saúde oral a crianças através de rastreios orais e controlo de placa bacteriana com corante.
População-alvo: pré-escolar e 1ºciclo.
Projeto “Projeto “Memo e Kelembra, Alzheimer e Demência? Vamos perceber!"” (dinamizado pela associação Alzheimer Portugal - Gabinete Cuidar Melhor)
O projeto tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para o tema da Demência, uma problemática frequentemente associada ao envelhecimento, promovendo assim um maior envolvimento, compreensão e empatia para com as Pessoas que vivem com este diagnóstico. Espera-se que um maior conhecimento sobre o tema favoreça o contributo das novas gerações para uma melhor integração e bem-estar das Pessoas com Demência na nossa sociedade. Envolve a adaptação das sessões, consoante o público-alvo.
População-alvo:
- Para o 1º ciclo: Sessão de 1h, composta por um primeiro momento de dramatização do livro bilingue «O Pequeno Elefante Memo», que retrata a história de uma avó elefante e do seu neto, realçando a importância da compreensão e do amor no relacionamento entre a família e as pessoas mais velhas, que por vezes têm perdas de memória. Seguindo-se um momento informativo no qual se abordam diversas questões relacionadas com o tema, tais como as perdas de memória (Demências) e a importância de apoiar e ajudar as pessoas mais velhas.
- Para o secundário: Sessão de 1h30, composta por um primeiro momento de quiz que visa esclarecer e sensibilizar sobre a problemática das Demências assim como desconstruir alguns mitos e por um segundo momento informativo e de reflexão sobre as questões abordadas.”