O PIIC me é um projeto-piloto de acompanhamento e orientação durante o processo de Transição para a Vida Adulta (TVA) de jovens com deficiência em período de conclusão do seu percurso escolar, oferecendo seis caminhos: orientação para Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), formação profissional, voluntariado inclusivo, programa ocupacional na comunidade, emprego e mediação para a inclusão, de forma a poder abranger perfis, interesses e expetativas diferenciados e individualizados, assegurando a inclusão social destes jovens nas suas comunidades de pertença.
> Garantir a ocupação e o aumento da participação cívica das pessoas com deficiência através da exploração de projetos à medida junto da comunidade e, em particular, da inclusão sócio-profissional desta população;
> Promover a desinstitucionalização das pessoas com deficiência, através de uma metodologia de articulação mais estruturada de colaboração interinstitucional no processo de Transição da Vida Ativa, por forma a facilitar um maior envolvimento e colaboração da comunidade em geral para as dificuldades de inclusão profissional/social desta comunidade;
> Redução da taxa de desemprego e precariedade laboral junto dos pais e famílias de pessoas com deficiência, através da sua libertação dos papéis forçados de cuidadores informais;
> Garantir aos jovens com deficiência, pais e famílias um acompanhamento individualizado por um técnico que assegure a permanência e a centralização na gestão de caso.
Jovens com deficiência entre os 17 e os 25 anos que, cumulativamente, tenham concluído o seu percurso escolar no ano em curso ou nos anteriores e tenham sido acompanhados pelas EMAEI - Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação.
O Guilherme é um jovem que concluiu o seu percurso escolar e para quem a resposta de CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) não correspondia ao seu perfil e expectativas.
O Guilherme ficou assim em casa, sem qualquer ocupação, em isolamento social, sem que esta situação fosse uma escolha, mas antes a única alternativa que se afigurava.
Identificado o seu interesse e gosto em trabalhar com jovens e selecionado o ambiente escolar como um local enquadrador e securizante, o Guilherme foi encaminhado, em articulação com a Divisão de Voluntariado da Câmara Municipal de Cascais, para uma resposta de voluntariado inclusivo no Agrupamento de Escolas da Alapraia.
Nesta escola, o Guilherme, com o apoio de toda a comunidade educativa, exerce funções de suporte às assistentes operacionais, nomeadamente arrumação e limpeza, apoio ao refeitório, vigilância, etc.
Neste momento, o Guilherme sente-se empoderado, com competências reconhecidas no contexto escolar e valorizadas por pessoal docente, não docente e alunos, sendo unânime o seu contributo para a cultura de diversidade e inclusão que se vive no Agrupamento de Escolas da Alapraia e para a missão conjunta de viver num território com igualdade de oportunidades de participação para todas as pessoas.
O Guilherme e a família encontram-se bastante felizes com este caminho, reforçando a importância que o projeto PIIC me teve neste percurso.
Divisão de Recursos para a Inclusão Social
E-mail: dris@cm-cascais.pt
> Garantir a ocupação e o aumento da participação cívica das pessoas com deficiência através da exploração de projetos à medida junto da comunidade e, em particular, da inclusão sócio-profissional desta população;
> Promover a desinstitucionalização das pessoas com deficiência, através de uma metodologia de articulação mais estruturada de colaboração interinstitucional no processo de Transição da Vida Ativa, por forma a facilitar um maior envolvimento e colaboração da comunidade em geral para as dificuldades de inclusão profissional/social desta comunidade;
> Redução da taxa de desemprego e precariedade laboral junto dos pais e famílias de pessoas com deficiência, através da sua libertação dos papéis forçados de cuidadores informais;
> Garantir aos jovens com deficiência, pais e famílias um acompanhamento individualizado por um técnico que assegure a permanência e a centralização na gestão de caso.
Jovens com deficiência entre os 17 e os 25 anos que, cumulativamente, tenham concluído o seu percurso escolar no ano em curso ou nos anteriores e tenham sido acompanhados pelas EMAEI - Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação.
O Guilherme é um jovem que concluiu o seu percurso escolar e para quem a resposta de CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) não correspondia ao seu perfil e expectativas.
O Guilherme ficou assim em casa, sem qualquer ocupação, em isolamento social, sem que esta situação fosse uma escolha, mas antes a única alternativa que se afigurava.
Identificado o seu interesse e gosto em trabalhar com jovens e selecionado o ambiente escolar como um local enquadrador e securizante, o Guilherme foi encaminhado, em articulação com a Divisão de Voluntariado da Câmara Municipal de Cascais, para uma resposta de voluntariado inclusivo no Agrupamento de Escolas da Alapraia.
Nesta escola, o Guilherme, com o apoio de toda a comunidade educativa, exerce funções de suporte às assistentes operacionais, nomeadamente arrumação e limpeza, apoio ao refeitório, vigilância, etc.
Neste momento, o Guilherme sente-se empoderado, com competências reconhecidas no contexto escolar e valorizadas por pessoal docente, não docente e alunos, sendo unânime o seu contributo para a cultura de diversidade e inclusão que se vive no Agrupamento de Escolas da Alapraia e para a missão conjunta de viver num território com igualdade de oportunidades de participação para todas as pessoas.
O Guilherme e a família encontram-se bastante felizes com este caminho, reforçando a importância que o projeto PIIC me teve neste percurso.
Divisão de Recursos para a Inclusão Social
E-mail: dris@cm-cascais.pt