Visita à Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama

Visita à Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama

Rastreio gratuito do Cancro da Mama em Cascais

Desde maio deste ano, a Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro para a realização de Rastreios do Cancro da Mama gratuitos tem passado pelas quatro freguesias do concelho para chegar a todas as mulheres cascalenses entre os 50 e 69 anos.

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, visitou esta Unidade Móvel no Mercado da Vila de Cascais, acompanhado do presidente da LPCC, o Engenheiro Francisco Cavaleiro de Ferreira.

“Em Cascais, o primeiro ano correu bem. O segundo ano está a correr bem e o que temos que fazer é um apelo a uma maior participação, porque nós só nos lembramos da nossa saúde quando não a temos. Este é o grande desafio da prevenção: as pessoas lembrarem-se de vir quando têm saúde. É o caso do rastreio de cancro da mama e, portanto, é fundamental e nós apelamos a que as mulheres possam vir fazer o rastreio”, disse o presidente da LPCC.

Carlos Carreiras deixou o apelo para que todas as mulheres acima dos 50 anos realizem o rastreio de forma gratuita: “O que verificamos é que, em Cascais, por outras ações que já realizámos, apenas 20% das mulheres tem vindo fazer este rastreio. Portanto, aqui fica o meu apelo a que todas as mulheres com mais de 50 anos venham fazer o rastreio que vai estar no Mercado da Vila até ao próximo dia 22 de setembro. Não há nenhuma razão para não virem e é absolutamente fundamental que quem tem mais de 50 anos venha fazer o rastreio”, explicou.

No ano de 2022, mais de 3400 mulheres realizaram o diagnóstico precoce no concelho de Cascais.

Até 22 de setembro, a Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama estará junto ao Mercado da Vila de Cascais, disponibilizando às mulheres cascalenses entre os 50 e os 69 anos a possibilidade de realizarem um diagnóstico precoce desta patologia.

Saiba mais aqui.