Vida Cascais apresentado em fórum internacional

O Vida Cascais, plataforma do Sistema Local de Saúde e Solidariedade Social (SL3S), é hoje um dos temas em destaque no workshop de intercâmbio de boas práticas da ACT NOW Mayors´ Conference https://innovationinpolitics.eu/actnow/conference/. Carla Semedo, vereadora com o pelouro da Ação Social na Câmara Municipal de Cascais, apresentou o Vida Cascais aos participantes desta conferência internacional que decorre na cidade alemã de Estugarda até dia 10 de maio com a participação de líderes locais de diferentes países reunidos para partilhar ideias e as melhores práticas adotadas.

 

Organizado pelo Instituto de Inovação Política (Innovations in Politics Institute https://innovationinpolitics.eu/, Alemanha), este fórum internacional é o local perfeito para dar a conhecer a mais parceiros a política pública de Cascais já reconhecida na edição dos prémios do Instituto de Políticas Públicas IPPS – ISCTE. A vereadora Carla Semedo teve, desta forma, a oportunidade de apresentar o Vida Cascais a vários representantes de governos locais, presidentes de Câmara, bem como especialistas em políticas públicas e “change-makers” locais de diferentes países, mostrando não só os objetivos, mas também os resultados colhidos que transformaram e estão ainda a transformar para melhor, o acesso à saúde e respostas sociais da população do concelho de Cascais, atualmente superior a 213 mil habitantes.

 

Nesta conferência ACT NOW Mayors´ Conference, os representantes locais estão reunidos para abordar temas como a guerra na Ucrânia, coesão social, transformação económica, ação climática e soluções democráticas (programa completo aqui https://innovationinpolitics.eu/actnow/conference/programme/). Têm ainda a oportunidade de participar em mais de 30 sessões de debate, workshops e visitas guiadas para conhecer as melhores práticas da cidade de Estugarda, sobre como fortalecer a coesão social e implementar metas de sustentabilidade localmente. “A maioria dos municípios enfrenta desafios semelhantes, os líderes locais podem aprender muito uns com os outros sobre como resolvê-los. Portanto, as nossas atividades promovem o apoio mútuo prático e o intercâmbio de melhores práticas para realizar ações locais concretas.”, sublinha Mathis Dippon, organizador da ACT NOW.

 

Sobre a ACT NOW | É uma rede de Presidentes de Câmara, com uma comunidade de líderes locais inovadores cuja rede se estende desde os governos locais do Médio Oriente até ao Norte da Europa, e cujo apoio mútuo promove o compromisso de criar ainda mais impacto e impulsionar ações transformadoras nas suas comunidades locais.