“Vale a pena valorizar a diferença” – Carlos Carreiras

“Empregabilidade Inclusiva em Cascais” | Encontro para empresários.

A integração laboral de pessoas com deficiência esteve em debate.

Empregabilidade Inclusiva em debate

O desafio de tornar mais equitativo o acesso ao Emprego é uma questão com a qual Cascais se tem debatido. As pessoas com deficiência ainda encontram dificuldade numa inclusão efetiva e em formar um vínculo laboral. Por isso mesmo, a Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD) organizou, nesta quarta-feira, na DNA, em Alcabideche, um encontro entre responsáveis da autarquia, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e empresários, sob o tema “Empregabilidade Inclusiva em Cascais”.

“Não podemos desperdiçar talento, a dificuldade está, muitas vezes, em criar oportunidades para acionar botões de talento. Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de desenvolvermos novas atitudes. Vale a pena valorizar a diferença porque a comunidade fica toda ela mais forte”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, presente na sessão.

O autarca frisou ainda o exemplo de sucesso da CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais-, em que 20 jovens com deficiência estão empregados, a trabalhar na área das plantas, graças à parceira com a autarquia, que lhes encomenda as plantas para usar nos jardins municipais.

Com o principal objetivo sensibilizar as empresas para as vantagens do emprego inclusivo, partilhar experiências de sucesso e reforçar o potencial de autodeterminação de pessoas com deficiência através do testemunho de um empreendedor, o encontro realizou-se no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

Relembre-se que, a Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD), criada em 1988, integra 32 instituições concelhias, constituindo um fórum privilegiado para auscultação das necessidades das pessoas com deficiência e para a procura resolução das mesmas.

“É nas sinergias entre as várias instituições que conseguimos ir fazendo face ao desafio das desigualdades. Partilhamos boas práticas, desenvolvemo-nos uns aos outros e assim vamos crescendo enquanto sociedade”, termina Rosa Neto, presidente da Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais.