V Jornadas da 1.ª Infância | Plataforma Crescer Melhor em Cascais

V Jornadas da 1.ª Infância | Plataforma Crescer Melhor em Cascais

O sucesso da Jornadas da Primeira Infância, uma iniciativa da Plataforma Crescer Melhor em Cascais, foi visível, com as cerca de 400 pessoas que preencheram os lugares do auditório do Colégio da Boa Nova, no Estoril. Profissionais da área da Educação de infância e creche responderam à chamada das V Jornadas da Primeira Infância, uma das muitas iniciativas que a Plataforma da Rede Social de Cascais organiza, sendo a Câmara Municipal de Cascais a entidade promotora.

O evento decorreu no dia 20 de abril, este ano dinamizado num só dia, sob o tema “Educação das Crianças 0 - 3 anos | Desafios para Profissionais e Famílias”. Contributos de profissionais na área que visaram dar resopstaPas diversos desafios que os prórpios encontram, mas também as famílias. Foram debatidos temas sobre a psicologia do desenvolvimento da criança, a conciliação da vida familiar e profissional, na ótica do melhor acompanhamento à criança, reflexões sobre as dinâmicas integradas nas creches, e realidade do melhor caminho e aposta para quem assegura esta função de educadores na primeira infância.  A sessão de abertura contou com a presença, na abertura, de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia.  “A plataforma Crescer Melhor em Cascais tem 22 anos, é uma plataforma já muito robusta, com um caminho fantástico feito ao longo destes anos, e que as V Jornadas que tiveram hoje aqui, digamos, o seu expoente máximo”, destacou o vereador.
Atualmente, a Plataforma é constituída por 32 entidades, nomeadamente, creches da rede solidária, creches da rede privada e instituições com competência em matéria de Primeira Infância. Há 22 anos a desenvolver um trabalho conjunto, materializa essa partilha de conhecimento ao organizar este evento. “Têm sido umas jornadas que, desde a primeira edição até agora, tem vindo a crescer, a crescer em termos de participação, de adesão, de envolvimento de entidades e isso deixa nos felizes. Obviamente, este é um trabalho que, acima de tudo, o que se pretende é capacitar os profissionais das instituições, criar condições para que possam, a cada dia, estar ainda mais preparados para aquela que é a missão no dia a dia, e se faz como?  Faz-se através da formação, da partilha de experiências, da partilha daquilo que são as dificuldades no dia a dia e aprendermos com os nossos pares. E, portanto, este é um caminho conjunto que muito nos deixa, digamos, felizes, sabendo obviamente que há sempre muito para fazer ainda, mas deixar um enorme agradecimento a todas e todas as entidades e a cada uma das mais de 400 pessoas que aqui esteve neste dia”, destacou o vereador.