Uma prenda por um sorriso

Uma forma de manter a coesão social.

Autarquia entrega presentes às crianças que integram as Ludotecas.

Entrega de presentes às crianças das Ludotecas

No fim da tarde desta quinta-feira, nas Ludotecas da AJU, da HELPO e da Galiza, a ansiedade precedia a entrega de presentes. E, como todos sabemos, a ansiedade nas crianças combate-se com traquinice, o que é natural num momento de euforia à dimensão do momento que aí vem. Era, pois, tudo natural, sincero, e autêntico, desde logo o sorriso que se alargava com o abraço da prenda que recebia das mãos do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, ou da vereadora, Carla Semedo.

Carlos Carreiras explicaria: “são brinquedos didáticos que compramos para distribuir a todos aqueles que foram tomar vacinas. Esses brinquedos sobraram e ao sobrarem estamos a aproveitar agora para os distribuir nas Ludotecas do Município a crianças. É um presente que o menino jesus pediu aos Reis Magos para virem aqui entregar e os Reis Magos pediram-nos a nós para virmos entregar. É uma forma de mantermos a coesão social.”

E assim foi, na quarta-feira nas Ludotecas da Adroana, de Alcoitão e do Bairro Alice Cruz e esta quinta-feira na AJU, HELPO e Galiza. Como o menino Jesus do poema de Fernando Pessoa, que desceu do céu no primeiro raio de sol e hoje vive na aldeia e é uma criança bonita de riso natural, também estes meninos e meninas corriam na sala num fim de tarde especial e surpreendiam os brinquedos já não com um sorriso, mas com um sonoro riso natural. O encanto não era o brinquedo, era antes a prenda e mais do que a prenda o sorriso destas crianças que nem sempre têm tempo para sorrir, ou até para brincar.