Todos por todos: Pela Ucrânia mais do que nunca

sos ucrania

Nesta página encontra todas as informações sobre este movimento, formas de ajudar e como poderá ser ajudado caso seja refugiado.

A Câmara Municipal de Cascais, em cooperação e coordenação com outros Municípios da Área Metropolitana de Lisboa, Juntas de Freguesia do nosso concelho, Associações e Organizações da Sociedade Civil, está a trabalhar num grande movimento de apoio ao povo ucraniano. Contando com todos, pretendemos unir vontades e potenciar os muitos movimentos individuais por todo o concelho, para que todos os esforços individuais dos cascalenses tenham o maior impacto possível na linha da frente.

Foi já possível resgatar 229 pessoas num voo humanitário que aterrou em Lisboa dia 14.03.2022. Agora, com as famílias em segurança, fisicamente mais longe do conflito, a prioridade do município está assente numa estratégia com três pilares (читати українською): 

. Acolhimento humano e digno. Foram criados quatro centros de acolhimento, com capacidade para cerca de 300 pessoas, que dão a todos conforto e dignidade. Para além das condições materiais, a todos os refugiados será dado apoio legal para que a sua situação em Portugal seja reconhecida pelas autoridades. As políticas públicas locais darão resposta que garanta os direitos dos refugiados e que reconheça o papel central das famílias de acolhimento.

. Reforçar o Estado Social. A resposta da Câmara às necessidades das famílias deslocadas será dada ao nível da Educação (com respostas nas nossas escolas), da Saúde (com cuidados garantidos), da Mobilidade (com cartões Viver Cascais) e da Cultura (com uma aposta no conhecimento da nossa identidade). Quanto mais forte for a nossa resposta, mais rápida será a integração.

. Acelerar a Autonomia Financeira. É fundamental que as empresas e o setor social do concelho se mobilizem na oferta de empregos. A Câmara Municipal de Cascais regista a forte adesão dos empresários do concelho às plataformas de disponibilização de trabalho.

Quer ajudar? Saiba como aqui!

Descarregue o folheto e partilhe na sua comunidade