A solidariedade do Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens

Apresentação Acolhimento Familiar

“É extremamente gratificante ser família de acolhimento, o verdadeiro impacto que temos na vida destas crianças é o nosso foco. Acreditamos que o acolhimento familiar é muito mais interessante para o crescimento da criança do que a institucionalização e assim se evitam problemas sociais no futuro”, referiam Vanessa e Paulo, família cascalense que acolhe há quase dois anos duas irmãs gémeas de três anos.  

Em Cascais 144 crianças encontram-se em instituições, a precisar de uma família que as acolha, durante um tempo da sua vida. É no sentido de encontrar famílias com valores solidários, motivação para ajudar uma criança em perigo e contribuir para o seu bem-estar e desenvolvimento que a Fundação “O Século” apresenta esta nova resposta social - o Acolhimento Familiar "Rede de Laços", em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

A campanha foi, nesta quarta-feira, apresentada no Parque Marechal Carmona e pretende, sobretudo, fazer face à escassez ou inexistência de famílias de acolhimento, apesar de a legislação nacional já contemplar de forma prioritária o acolhimento em famílias.

Os números são demonstrativos de como é necessário que mais famílias se tornem famílias de acolhimento. Em Portugal mais de 6000 crianças não podem viver com os pais, destas apenas 3% vive em famílias de acolhimento; Em Cascais 144 crianças estão em instituições, existindo apenas seis famílias de acolhimento que acolhem sete crianças, quatro famílias com candidatura em avaliação (Santa Casa da Misericórdia) e sete famílias em fase de candidatura (Fundação “O Século”).

Quer saber mais sobre ser família de acolhimento?

O primeiro passo é contactar a equipa técnica do Acolhimento Familiar da Fundação "O Século” através do:

- Telefone: 21 464 9889 ou 925212767
- Email: acolhimento.familiar@oseculo.pt
- ou
Veja AQUI mais sobre o acolhimento familiar