Seminário “Formação sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens no Abuso Sexual e Maus-tratos”

Uma ação no âmbito dos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

A par do Dia Europeu da Proteção das Crianças e Jovens contra a Exploração e o Abuso Sexual, assinalado hoje, 18 de novembro, o Centro Cultural de Cascais foi palco do seminário “Formação sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens no Abuso Sexual e Maus-tratos”. Este evento foi organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cascais, com o apoio do Município, e a propósito da celebração dos 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

 

Durante a sessão, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, revelou dados preocupantes sobre os casos reportados no concelho em 2024. “Até 13 de novembro, foram registados 1226 processos na CPCJ de Cascais, incluindo 21 casos de abuso sexual e 121 casos de maus-tratos”.

O seminário, que contou com a participação de profissionais, agentes da comunidade e representantes da autarquia, teve como objetivo reforçar a capacitação na identificação e intervenção em situações de abuso e maus-tratos. Foram abordados temas como a legislação aplicável, sinais de alerta, metodologias de atuação e a importância do trabalho em rede para garantir a proteção das vítimas.

Carla Semedo, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, destacou a relevância do evento, afirmando que “a importância deste tema não podia ser maior, pois está diretamente ligada à construção de uma sociedade mais justa, mais segura e mais digna para todos”.

Além das palestras e debates, o evento marcou o lançamento da Campanha Nacional “Estendal dos Direitos”, uma iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade sobre os direitos das crianças e jovens, reforçando o compromisso coletivo na luta contra a exploração e o abuso sexual. Esta campanha conta com exposições inauguradas hoje, no Mercado de Cascais, Bombeiros de Alcabideche, Complexo Desportivo de São Domingos de Rana e Escola Básica do Arneiro, que terminarão a 22 de novembro, alertando para a temática dos direitos das crianças. 

Continuar a ler aqui.