Sabores da Ucrânia

ucrania

A guerra trouxe a Ucrânia para a atualidade, mas o Cascais FoodLab quer dar a conhecer a cultura da Ucrânia, nomeadamente a gastronomia. No dia 25 de agosto, sente-se à mesa connosco, num jantar onde a partilha, a tradição e a cultura serão servidas ao lado da gastronomia típica.

Neste jantar, que promete ser inesquecível, a confeção será da responsabilidade da chef Yullia Seraia, atualmente na equipa do Cascais Food Lab. Os pratos a serem servidos são Borsch, Banosh, Kiev-style cutlet, Bitochki from a seal, Dumplings. No aperitivos , vão passar por Aspic, Blue caviar e Beetroot. Fecha com chave de outro com as sobremesas Kyiv cake, pancakes e Kisyl.

Considerada como uma das 10 de melhores e mais deliciosas cozinhas da Europa, a cozinha ucraniana, que se acredita que começou por volta de 7000 anos atrás pela civilização Tripoli, onde os antepassados ucranianos aprenderam a fazer pão, no qual ficou a base da cozinha dos milénios seguintes.

O fenómeno da cozinha ucraniana deve-se ao facto de ser holístico e regionalmente diversificado. Como as terras da Ucrânia estavam divididas por diferentes países, as suas culturas foram formadas com distinção uma das outras.

Os fatores geográficos deste país também têm um papel importantíssimo. Dentro deste território existe uma enorme variedade de produtos (porco, banha, beterraba, farinha de trigo, legumes, óleo vegetal) e formas de confecionar os mesmos.

Normalmente, na cozinha ucraniana os pratos são confecionados cozidos, assados ou estufado, pois eram preparados em lume com fogo aberto, sendo que para conservar todos os produtos e pratos era utilizado, maioritariamente, a salga ou fermentações.

Um exemplo destas fermentações são os pepinos que eram transportados em carroças para o mundo inteiro, tendo até chegado à mesa da Rainha Britânica. Para além da diversidade de pratos também podes esperar surpresas da comunidade ucraniana.

Data | 25 de Agosto | 19h30-22h30
Preço - 50€ - Inclui um exemplar do livro infantil bilingue – português-ucraniano – "O camião das histórias", de Rosário Alçada Araújo (textos) e Patrícia Furtado (ilustrações) com tradução de Olesya Zaruma Biletska,  publicado pela editora Asa e autografado.

80% das receitas revertem para a compra de bens alimentares que serão doados ao Supermercado Social, no C3 - Centro Logístico de Cascais, em Carrascal de Alvide

Informações e Inscrições: info@cascaisfoodlab.pt

Cascais Food Lab | Mercado da Vila, Cascais