Refugiados de Cascais recebem cabaz de Natal

Galp, Helpo e autarquia unidas pela causa social.

Nos preparativos para o Natal Ortodoxo, 159 famílias são apoiadas com ajuda alimentar.

Entrega de cabazes de natal a refugiados de Cascais

A Galp, através da sua fundação, associou-se à ONGD Helpo e à Câmara Municipal de Cascais para doar, nesta sexta-feira, no Centro Logístico de Cascais (C3), 170 cabazes alimentares a 159 famílias de refugiados em Cascais - 155 famílias ucranianas, duas famílias sírias e duas afegãs.

As famílias identificadas pelo município e pela Helpo como estando em situação de vulnerabilidade social são, na sua esmagadora maioria (155), de origem ucraniana, contando-se ainda duas famílias sírias e duas afegãs, com contextos culturais e religiosos distintos, mas também elas vítimas de conflitos brutais noutras geografias do globo.

No total, este apoio alimentar terá impacto num universo de cerca de 500 pessoas, que se preparam para celebrar o Natal Ortodoxo, comemorado a 7 de janeiro.

Esta é mais uma iniciativa ao abrigo do programa da Galp de apoio à Ucrânia e aos refugiados ucranianos, com um valor global de 6,5 milhões de euros. 

Participaram na sessão Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, António Perez Metelo, presidente da Helpo, e Sandra Aparício, responsável pela área de impacto social da Galp.

“O nosso objetivo hoje, à semelhança daquilo que fazemos com outras famílias em situação de vulnerabilidade, é dar-lhes um colo, um mimo, de maneira a que este natal seja o mais quentinho possível”, refere Carla Semedo.