Rastreio gratuito do cancro da mama até maio

cancro da mama

É mulher? Tem entre 50 e 69 anos? Faça o rastreio do cancro da mama

De acordo com os estudos, a deteção precoce do cancro da mama permite reduzir a mortalidade. No âmbito da parceria entre o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais,  as mulheres residentes no concelho de Cascais que tenham entre 50 e 69 anos, são chamadas a participar no rastreio gratuito do Cancro da Mama que arranca a 11 de janeiro e se prolonga até 6 de maio de 2022.  Traga um comprovativo de morada e aproveite para fazer gratuitamente o seu cartão Viver Cascais que lhe dá acesso a serviços exclusivos para residentes no concelho.

Onde é realizado o rastreio? 
Realizado a bordo da Unidade Móvel da LPCC, de segunda a sexta-feira, das 09h20 às 13h00, e das 14h00 às 17h40, o rastreio vai decorrer junto aos Centros de Vacinação, nos seguintes períodos e locais:

  • 11 de janeiro - 6 de maio | S. Domingos de Rana (junto ao Complexo Desportivo de Massapés, R. Travessas, 2785-285 São Domingos de Rana); 

Quem pode fazer o rastreio?
O convite é dirigido às mulheres residentes no município elegíveis para o rastreio (50-69 anos). Há, porém, fatores de exclusão, ou seja, situações em que as mulheres devem fazer o rastreio segundo indicações dos seus médicos de família em vez do presente rastreio:

  • Já ter tido cancro de mama
  • Ter próteses mamárias (implantes)
  • Ter realizado exame há menos de seis meses
  • Ter processos inflamatórios ativos (lesões na pele)

Como  é feito o rastreio?
A bordo da unidade móvel da LPCC vão encontrar uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico. Estão também assegurados todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia.

Objetivo: Rastreio a 600 mil mulheres até 2023

Anteriormente realizado no país, este rastreio alarga-se ao concelho de Cascais, um dos primeiros novos concelhos a receber as unidades móveis da LPCC, as quais, nos próximos dois anos, pretendem assegurar uma cobertura geográfica de 100% em território nacional. No total dos concelhos da região sul, até 2023, o convite para a realização do rastreio irá abranger 600 mil mulheres.

Sobre o rastreio | O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

Saiba mais sobre o processo neste vídeo

Nota: vídeo realizado pré-pandemia. Os serviços da LPCC estão a funcionar segundo as regras de segurança em pandemia, com os equipamentos de proteção individual (EPI) e os produtos de proteção Organizacional (PPO), adaptados a cada área segundo normas da DGS e as recomendações da Kmed (medicina, higiene e segurança no trabalho). As recomendações em termos de EPI são adaptadas a partir da Norma 007/2020 Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19): Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tendo também em conta as práticas atuais do IPO de Lisboa e dos CSP.