
A área da saúde mental é um dos focos do Município de Cascais, e foi neste âmbito que, em 2024, anunciou, em colaboração com o ProChild CoLAB, o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi), a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho) e a Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto “CoAction Against Adversity”.
Esta é uma resposta comunitária para promoção da saúde mental, resiliência e bem-estar infantil.
Assim, é disponibilizado um rastreio online que permite despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar de crianças entre os 7 e os 10 anos de idade que residem e/ou frequentam a escola na Freguesia de Alcabideche ou na Freguesia de São Domingos de Rana. No caso de a criança apresentar sinais indicativos de problemas de problemas de saúde mental, será disponibilizada uma avaliação e intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita.
“Cascais tem uma aposta robusta na área da saúde mental. E esta aposta que estamos a fazer nos mais novos é perceber se, de alguma forma, atuando com um projeto na ótica da prevenção, conseguimos dirimir uma serie de fragilidades que depois condicionam o percurso escolar. E ajudarmos as famílias a sanar esta angústia, quando, depois de detetar alguma questão a nível da saúde mental, perceberem que têm esta rede de suporte, que é o município que responde a todas as pessoas em Cascais, independentemente da sua condição social,” realçou Carla Nunes Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, na altura da apresentação deste projeto.
Este rastreio tem como objetivo identificar crianças que, na presença de sinais indicativos de dificuldades ao nível da saúde mental, possam beneficiar de intervenção psicológica. Esta intervenção visa, não só reduzir os sintomas identificados, mas também promover o bem-estar e desenvolvimento saudável da criança, assim como fomentar o equilíbrio e funcionamento adaptativo do seu contexto familiar.
Saiba mais sobre o CoAction Cascais aqui.