O desafio às entidades que integram a Rede Social de Cascais foi lançado pela autarquia cascalense e foi acolhido com um forte sentido de compromisso. A aposta foi levar a transformação digital a estas organizações sociais através do programa de Capacitação em Gestão e Transformação Digital, implementado pela Nova SBE, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência - PRR (Comunidades Desfavorecidas), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, dirigido às direções executivas e não executivas de topo das entidades locais que atuam nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana.
Foram três meses de formação e mentoria, com vista a capacitar as organizações com conhecimentos e ferramentas digitais e criar planos de ação para a transição digital, transformar o mindset dos seus decisores, aumentar as competências digitais dos profissionais e dos utentes destas organizações, e a eficácia e eficiência das entidades envolvidas. A jornada iniciou com uma aprendizagem de três dias que culminou num workshop no qual as organizações iniciaram o desenho do seu plano de transformação digital, em conjunto com um mentor, que as acompanhou nos três meses seguintes à formação com o propósito de traçarem um plano em conjunto. Nos dias 26 e 28 de junho, decorreram as sessoes de networking final, de um caminho explorado em conjunto, com a partilha e testemunhos das conquistas e obstáculos que as organizações enfrentaram ao longo deste percurso rico em conhecimento.
“Fico de coração cheio ao ver esta sala cheia”, referiu Joana Castro e Costa, diretora executiva do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge, ao contemplar, na sessão de encerramento, no dia 26, do Programa de Capacitação em Gestão e Transição Digital, que reuniu os não executivas e executivos de topo das entidades de Alcabideche que integram a Rede Social de Cascais. “O balanço é muito positivo e isso deixa-nos muito felizes pela mais-valia deste programa que é mais um, no âmbito do que a Rede Social de Cascais tem vindo a fazer, de promover a capacitação das instituições, dos seus profissionais, de forma a dar mais robustez naquilo que é a resposta que cada uma das instituições dá diariamente à comunidade”, adiantou Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia, presente na sessão de dia 26 d ejunho, que também contou com a participação de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.