Programa Cascais Cuida recebe Selo de Mérito

Selo de Mérito

 

Foram muitos os projetos submetidos no âmbito da 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), mas são 24 os que se destacam como merecedores de um Selo de Mérito, por disponibilizarem programas e iniciativas que visam colmatar as muitas necessidades destes cuidadores, tornando-se verdadeiramente autarquias que cuidam dos cuidadores. O Programa Cascais Cuida, para cuidadores informais, está entre os merecedores deste Selo de Mérito.

Ajudar os cuidadores informais é a primeira e principal missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que acaba de lançar a 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). Trata-se de um projeto que irá identificar e distinguir através de um selo as autarquias locais que adotem as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

As medidas podem ser diferentes na sua forma ou aplicação, tendo o mesmo fio condutor: facilitar a vida aos milhares de cuidadores informais que, em Portugal, desempenham uma tarefa nem sempre reconhecida e cujos apoios para tal, de acordo com o mais recente inquérito nacional – O que é ser Cuidador Informal em Portugal? – não são suficientes. Ao todo, 81,3% dos mais de mil inquiridos no estudo divulgado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais confirmam isso mesmo, reforçando a necessidade de auxílio na prestação de cuidados (46,9%), apoio financeiro (39,6%) e apoio psicológico (13,5%). 

 

#AlzheimerPortugal #MovimentoCuidarDosCuidadoresInformais #RACCI #RedeDeAutarquiasQueCuidamDosCuidadoresInformais #vidacascais #sl3s #redesocialcascais