Nesta segunda-feira as 38 entidades, incluindo a Câmara Municipal de Cascais, que compõem a Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais, e que atuam no domínio do envelhecimento (ciclo de vida), reuniram-se no Centro Cultural de Cascais para partilhar e celebrar os resultados alcançados nas ações formativas do biénio 2021-2022 e também para refletir sobre as necessidades de formação e capacitação futuras.
Entre 2021 e 2022 mais de 220 profissionais ligados à área do envelhecimento, e que integram instituições públicas da Rede Solidária e privadas, realizaram ações formativas de enorme relevância para a melhoria e humanização dos serviços prestados. Das formações realizadas destacam-se:
> “UpGrade: Fazer a Diferença” - Formação de capacitação destinada a Ajudantes de Ação Direta, profissionais das respostas: Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário; Estruturas Residenciais para idosos (privadas e da rede solidária) e Lares residenciais. Tem como objetivos: Promover o valor da função de Ajudante de Ação Direta; Desenvolver o bem-estar na relação de Cuidado; Incorporar a ética nas diversas práticas da profissão; Desenvolver a comunicação humanizada com todos os Parceiros de Cuidado (Seniores, Colegas e Familiares); Integrar formas de pensar e agir para melhor envelhecer.
> “Supervisão Profissional” – Formação que se destina a coordenadores/responsáveis de respostas sociais na área do envelhecimento. Esta formação centra-se na qualificação e promoção da consciencialização e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais que as habilite a desenvolverem uma intervenção “securizante” na área do envelhecimento.
> “Formação partilhada” – Formação para profissionais Ajudantes de Ação Direta que surge através de uma união de esforços das instituições da área do envelhecimento, partilhando dos seus recursos profissionais e logísticos, traduzindo-se em 14 ações Formativas: 11 ações na vertente do autocuidado e 3 na vertente profissional- Temáticas como “Primeiros Socorros”; “Posicionamentos e Transferências”; Sessões de Alongamentos e Relaxamento Terapêutico, entre outras.
"A formação ajudou-me a acreditar e a reforçar as competências pessoais na comunicação e relação com os outros, através de uma linguagem humanizante", refere Sandra Afonso, Diretora Técnica do Centro Comunitário de Tires, após ter realizado a formação “Supervisão Profissional”.
No futuro, a Plataforma Envelhecer Melhor em Cascais pretende fortalecer-se, nomeadamente no âmbito da Formação e Capacitação.