A 54.ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social de Cascais (CLAS) teve lugar hoje, curiosamente, naquele que se assinala o Dia da Segurança Social. A sessão decorreu no Seminário Torre d’ Aguilha, onde estiveram presentes os vários membros da Rede Social de Cascais para, não só a habitual reunião plenária, mas também a eleição do novo núcleo executivo do CLAS.
“Cascais tem uma Rede Social de excelência, e um dos aspetos que distingue esta Rede Social é o facto de termos um trabalho conjunto”. Estas foram as palavras de Frederico Pinho de Almeida, vereador na Câmara Municipal de Cascais, na abertura do plenário. Além de salientar o trabalho conjunto da Rede Social de Cascais, o vereador alertou para a diferença que os projetos dos membros do CLAS fazem na vida dos cascalenses.
Ao longo do plenário, foram apresentadas variadas atividades desenvolvidas por algumas entidades da Rede Social e apresentados resultados quantitativos e qualitativos acerca da adesão dos munícipes. Foi igualmente abordado o tipo de trabalho que essas mesmas entidades desenvolvem junto dos que mais precisam, e votado o plano de iniciativas de desenvolvimento social para 2024.
O programa “Portugal Inovação Social – parcerias para a inovação social” foi também apresentado, mostrando as características e condições da adesão. Destinado à implementação e desenvolvimento de projetos de inovação social, este programa vem apoiar as vulnerabilidades sociais dos territórios abrangidos.
Procedeu-se ainda às eleições para o novo Núcleo Executivo do CLAS, seguindo-se de mais intervenções de entidades membro presentes na reunião plenária. A sessão contou com a presença do vice presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes e da vereadora Carla Semedo, juntamente com os presidentes de Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, Junta de Freguesia de Cascais-Estoril, Pedro Morais Soares, União de Freguesias de Carcavelos e Parede, Nuno Alves, e a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Bouças.
“O concelho de Cascais tem muitas coisas boas, mas também tem outras onde é necessário continuarmos a apostar e investir. Uma delas, inevitavelmente, tem a ver com o que é o vosso trabalho diário que fazem junto dos que mais precisam”, assim referiu Nuno Piteira Lopes, vice presidente da Câmara Municipal de Cascais, agradecendo o trabalho de todos os profissionais presentes e reforçando que o trabalho destas entidades é fundamental para que Cascais continue a ser “um concelho equilibrado, do ponto de vista social”.