A plataforma Saúde na Escola desenvolveu, ao longo do último ano letivo (2022/2023), em 10 agrupamentos do concelho, projetos que promovem a saúde junto da comunidade educativa. Para assinalar o fim deste ano escolar, alunos, pais e professores participaram na Rota da Saúde, uma iniciativa que promoveu atividades lúdico-educativas associadas à saúde e ao bem-estar, privilegiando dinâmicas em contacto com o ar livre e natureza.
O evento, que teve lugar na Quinta do Pisão, contou com a presença de nove parceiros que compõem a Plataforma Saúde na Escola e que se encontram a desenvolver alguns dos 23 projetos neste âmbito, junto de 762 turmas com cerca de 9.939 alunos.
Os parceiros proporcionaram aos participantes na Rota da Saúde atividades como: bowling dos sentimentos; prática de meditação e relaxamento; conceção de snacks saudáveis com fruta e legumes da época; jogo da “bomba”, como forma de promover a cooperação e trabalho em equipa; um quizz associado à saúde oral infantil e demonstração realizada às crianças de como escovarem os dentes corretamente; hora do conto associada à educação para a interculturalidade, empatia e inclusão social; um jogo do dado associado à segurança rodoviária infantil e ainda um jogo da venda como atividade alusiva ao desenvolvimento de competências pessoais e de aprendizagem de novos conceitos, como forma de as crianças poderem desmistificar os caminhos para a inclusão.
Todas as atividades foram percorridas em grupo através de um peddy paper, com a entrega de um brinde final após conclusão do percurso. Os alunos, pais e professores puderam ainda contar com um momento final de showcooking com conceção de panquecas saudáveis e realizar uma aula de chi-kung em silêncio.