Plano de vacinação

Um desafio a vencer

Agilizar o plano de vacinação

Plano de vacinação

Mais de um terço das mensagens escritas (SMS) a convocar para a vacinação contra a covid-19 os idosos a partir dos 80 anos e as pessoas entre os 50 e os 79 anos com doenças de maior risco ficaram sem resposta.

Até quarta-feira, e desde que arrancou a vacinação destes dois grupos prioritários, mais de 37 % dos SMS para agendar a vacinação não tiveram resposta, revela a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Foram 73.445 de um total 188.869. Para libertar os centros de saúde desta tarefa morosa, forneceu à Câmara de Cascais as listagens de mais de quatro mil pessoas acima dos 80 anos que não tinha sido possível contatar. 

“Fizemos um acordo para este fimm com a ARSLVT para um projecto- piloto que, tanto quanto sei é único”, diz o presidente do município, Carlos Carreiras. E é possível transferir este tipo de dados? “Tivemos que cumprir um conjunto de procedimentos de garantia de confidencialidade. As pessoas [que têm acesso aos dados] até assinaram um termo de responsabilidade”, assegura.

Ainda a este propósito auscultação das Entidades da Rede Social no sentido da validação da vacinação dos seus seniores, atendendo à faixa etária vigente no âmbito do processo.