PIACT - Inovação em Políticas para um Turismo Acessível com utilização de Tecnologia de Realidade Virtual

Piact

O projeto “PIACT - Inovação em Políticas para um Turismo Acessível com utilização de Tecnologia de Realidade Virtual” foca-se num desafio que é comum às regiões participantes: a necessidade de aumentar o potencial dos destinos turísticos existentes, apoiando a diversificação, a customização, a integração e a especialização dos serviços turísticos locais, com enfoque na acessibilidade e sustentabilidade e num maior conhecimento das novas tendências do mercado turístico e da capacidade de marketing das PME e comunidades locais, por forma a promover um turismo acessível tendo a Realidade Virtual como principal ferramenta.

 

Assim, o objetivo do projeto é promover e reforçar a oferta turística acessível e sustentável a nível europeu e internacional, através da implementação e diversificação de produtos e serviços turísticos nas regiões parceiras. O projeto reunirá autoridades regionais e públicas relevantes e agentes da economia social, que trabalham no turismo acessível, visando e beneficiando as pessoas com acesso limitado.

 

Com a realização de workshops, visitas de estudo e trocas de boas práticas entre os parceiros do projeto, o projeto vai desenvolver novos modelos de experiência de utilizador para que  pessoas com deficiência possam usufruír de conteúdos turísticos. Juntamente com os agentes da economia social, será criado um enquadramento político necessário à implementação destes modelos.

 

O projeto é desenvolvido por três parceiros: Município de Petrella Tifernina (Itália), Município de Izmir (Turquia) e Município de Cascais (Portugal).

 

Ao longo dos 12 meses, os parceiros irão pesquisar, preparar e implementar três workshops, criar e fomentar uma rede de potenciais interessados e produzir um documento com ferramentas e recomendações promotoras da cooperação entre as cidades e dos seus agentes de economia social que trabalham na área do turismo acessível, visando e beneficiando pessoas com acesso limitado.