Parcerias reforçam acesso a cuidados de saúde

Novo equipamento de saúde

Projeto piloto arrancou

Cabine de Saúde

“Uma cabine altamente tecnológica” está, a partir de hoje, gratuitamente, ao dispor dos munícipes de Cascais portadores do Cartão Viver Cascais. É a nova Cabine de Saúde Cascais, “que permite fazer uma videoconsulta e ter acesso a um conjunto de dados, permitindo fazer de A a Z um check-up que faríamos num hospital”, refere Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

 

? Saiba mais (Cabine de Saúde - Manual de Apoio)

“É um primeiro passo, aqui na freguesia de S. Domingos de Rana e queremos num futuro próximo ter cerca de 9 em todo o território. É um passo para termos cuidados de saúde de qualidade no nosso território”, conclui. 

Mas como aceder a este novo serviço Vida Cascais? 

Este serviço é disponibilizado pelo município de Cascais em parceria com a Médis e a Fundação Cascais através da adesão, sem custos para o utilizador, a um seguro de saúde. A partir daí bastará agendar a vídeo consulta através da Linha Cascais (chamada gratuita para 800203186, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00). Contudo, para aderir ao seguro é preciso comprovar a ligação ao município, o que deve ser feito com recurso ao cartão Viver Cascais, pois este é um serviço exclusivo para residentes 

Instalada no Complexo Desportivo Municipal da Abóboda, a Cabine de Saúde Cascais replica um consultório médico onde qualquer utilizador, aderente ao seguro de saúde, pode realizar uma consulta médica por videochamada com o apoio de meios auxiliares de diagnóstico. 

Que parâmetros é possível avaliar? 

Na Cabine de Saúde Cascais é possível avaliar parâmetros de saúde como a pressão arterial, frequência cardíaca, nível de oxigénio no sangue, temperatura corporal, entre outros. Permite, ainda, que o médico ative outros meios auxiliares de diagnóstico disponíveis na cabine como o otoscópio, dermatoscópio ou o estetoscópio. Além disso, o médico pode também prescrever a medicação adequada. 

“Será um serviço local de saúde que pretende reforçar e complementar o Serviço Nacional de Saúde, retirando pressão dos centros de saúde do concelho, sobretudo neste período de pandemia. No entanto, a ideia é que este programa se mantenha além do período pandémico”, salienta Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. 

Sobre esta parceria, Manuel Lupi Bello, Diretor de Desenvolvimento de Parcerias do Grupo Ageas Portugal, reforça que “temos a capacidade de disponibilizar um seguro de saúde que garante teleconsultas integradas com meios auxiliares de diagnóstico através de uma solução disruptiva e não podíamos estar mais satisfeitos por poder disponibilizá-la aos munícipes de Cascais. É fundamental a utilização de ferramentas, espaços ou canais que permitam aproximar os cuidados de saúde das pessoas!”. 

Saiba mais sobre a Cabine Cascais AQUI 
 

Reportagem vídeo