Obras do novo Polo de Saúde de Cascais vão arrancar

Assinatura do auto de consignação do Novo Polo de Saúde de Cascais

O ano está prestes a chegar ao fim e com 2023 encerram-se, em Cascais, objetivos que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Um dos desejos que mais é pedido nesta altura de transição de ano é Saúde e essa foi justamente uma das áreas que a autarquia tem atribuido prioridade e investido para que esteja ao alcance de todos.

Realizou-se hoje a cerimónia de assinatura do auto de consignação do novo Polo de Saúde de Cascais, um investimento cujo valor da empreitada é de mais de 6 milhões de euros.

O novo polo de Saúde terá lugar no antigo edifício das Águas de Cascais, a obra arranca a qualquer momento e tem um prazo de execução previsto de 480 dias. Esta empreitada encerra, assim, um ciclo de investimentos consideráveis e prioritários. “É um ciclo que tem um investimento como nunca foi visto em Cascais, em áreas que considerámos prioritárias e mais necessárias de resposta à população, a educação, a saúde, o ambiente e a parte dos equipamentos culturais. O mais evidente foi a conclusão do Edifício Cruzeiro. Na parte ambiental, o mais significativo tem sido a recuperação das nossas Ribeiras, já é visível a das Vinhas, já começa a ser visível a dos Sassoeiros, e outras Ribeiras seguir-se-ão, e nas escolas, também, o compromisso que assumimos foi de requalificar e de recuperar todas as escolas do concelho e isso está feito”, esclarece Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais.

O Polo de Saúde de Cascais assinala, assim, o fim de um ciclo marcante e necessário. “O Instituto de Medicina Legal também funcionará aqui. Terminamos o ciclo em que ficaremos para as próximas décadas com a educação e a saúde completamente regularizadas e resolvidas para garantir a coesão social tão importante no nosso concelho.”, adianta, o Presidente da Câmara.

Os Centros de Saúde nas freguesias do Concelho mereceram todo o foco da autarquia, tendo sido duplicado o Centro de Saúde de São Domingos de Rana, e construído, de raiz, o Centro de Saúde de Carcavelos, obra também já concluída. “Em Cascais não há um único cidadão que não tenha acesso a medicina familiar. Numa altura em que muito se fala do problema da falta de médicos de família, os centros de saúde foram todos requalificados e ampliados. E, para que cada cidadão pudesse ter um médico de família, assumimos o compromisso, definido pelo Ministério de Saúde, pela ARS, de duplicar o centro de saúde de São Domingos de Rana,- está feito-, construir um Centro de Saúde, de raiz, em Carcavelos, e um novo Centro de Saúde em Cascais, depois de termos feito a recuperação e requalificação do Centro de Saúde atual, junto ao Mercado”, recorda, Carlos Carreiras.