Nova cozinha solidária em Cascais

“A esta boa feijoada à portuguesa junta-se uma sopa de tomate”, revela o Chef Dino a ementa do dia. E não tardará muito que a feijoada que Bernardino Salgueiro, mais conhecido por Chef Dino, confecionou na cozinha da Sociedade Manique, seja levada por uma equipa de voluntariado para ser distribuída por cerca de 60 famílias de Alcabideche. “Desde 6 de agosto já servimos 1400 refeições”, refere Bernardino Salgueiro com uma pitada de orgulho.

A junta de freguesia de Alcabideche tem esta parceria com a Associação 4 Corações e faz o levantamento das famílias mais carenciadas da freguesia, embora as pessoas também se possam inscrever diretamente no sítio na internet da Associação 4 Corações. São equipas da Junta que fazem a entrega domiciliária dos alimentos: “É mais uma resposta que estamos a dar na freguesia porque, infelizmente, com a pandemia, são muitas mais as famílias a passarem dificuldades”, disse José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia.

Este projeto é todo sustentado por ações de voluntariado e doações de particulares em recolhas junto de grandes superfícies, tem apoio em algumas empresas locais da área da alimentação, está espalhada por todo o país e em Cascais tem já algumas cozinhas solidárias a funcionar. Inaugurou na manhã de 3 de setembro mais uma cozinha em Alcabideche, concretamente nas instalações da Sociedade Manique - Grupo Musical e Desportivo 31 Janeiro.