A mobilidade reduzida já não é razão para ficar em casa

Projeto inclusivo dinamarquês chega a Cascais

Passeios de riquixó

Pedalar sem idade

Pedalar sem idade é um projeto inclusivo que nasceu na Dinamarca e que vai agora permitir aos seniores ou munícipes cascalenses com dificuldade de mobilidade, passear gratuitamente num riquixó, também conhecido por eco-taxi, conduzido por voluntários, e disfrutar da paisagem, para já, numa primeira fase, num percurso de uma hora no Centro da Vila de Cascais ou num passeio pela ciclovia do Guincho.

Como refere o vereador Frederico Pinho de Almeida trata-se de “um projeto inclusivo que surge no espírito da política de mobilidade do município”. Rui De Quinhones, presidente da Associação Pedalar sem Idade precisa o objetivo deste projeto piloto em Cascais: “Pretendemos tirar de casa e da solidão muitos seniores ou outros cidadãos com dificuldades de mobilidade”.

Para beneficiar deste serviço, que é gratuito e vai passar a funcionar a partir do dia 1 de junho, precisa apenas de, a partir daquela data, fazer a sua inscrição através da Linha Cascais (800 203 186).

Este projeto resulta de uma parceria entre a Associação Pedalar Sem Idade, a Câmara Municipal de Cascais e a empresa municipal Cascais Próxima.

Um dos pontos de partida é exatamente a Ecocabana, posto de turismo natureza, junto ao Parque Marechal Carmona e o outro passará a ser junto ao centro das Bicas na Guia, quando este posto começar a funcionar.
 

Reportagem vídeo