Livro lançado no âmbito do projeto Palco da Vida, com seniores do concelho.
Foi lançada, nesta segunda-feira, 2 de outubro, a terceira edição do livro “Memórias que Marcam”. A obra, mais uma vez, resultou de sessões da oficina de escrita criativa com seniores, uma das atividades proporcionadas nos Centros de Convívio do concelho de Cascais. São relatos de experiências de vida daqueles que já tiveram mais vida para experienciar, e que são utentes dos grupos de convívio do concelho.
O livro advém do projeto Palco da Vida, que procura valorizar as memórias e as histórias das pessoas “jovens há mais tempo”, e entender o seu papel nas comunidades. 27 munícipes tiveram a oportunidade de registar, de forma escrita, as suas narrativas, juntando-as no livro “Memórias que Marcam”.
O projeto Palco da Vida é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, e conta com a mentoria de Ana Paula Reis, no âmbito da Plataforma de Qualificação dos Centros de Convívio e Espaços-Academias-Universidades Seniores.
“A importância tanto da primeira, como da segunda, como da terceira edição, foi esta capacidade de unir as pessoas, de catalisar nas pessoas a vontade de partilhar coisas que nem sequer pensavam, ou seja, obrigar o seu cérebro a ir ao tal baú das memórias, fazer uma síntese, fazer uma escolha. Todos estes processos cognitivos são treinos para o nosso cérebro, par anão deixar criar teias de aranha”, disse Ana Paula Reis.
A Câmara Municipal de Cascais incentiva a participação da população sénior quer pela oferta de atividades culturais e de lazer quer por projetos inovadores e reconhecidos.
“O livro retrata a história destes 27 protagonistas. Estamos a falar de jovens há mais tempo de vários centros de convívio da União de Freguesias de Cascais Estoril, que não só vêem a sua história retratada num livro, como todo o trabalho que trouxe até aqui é um percurso que promove a autoestima, uma boa saúde mental (…). O momento alto é o lançamento do livro, em que as pessoas, orgulhosamente se vêem retratadas, mas também tem por trás um conjunto de objetivos que consistem em promover a atividade e estimular toda a componente cognitiva da população sénior”, explicou o vereador Frederico Pinho de Almeida, que esteve presente na Casa das Histórias Paula Rego para o lançamento do livro.
A Câmara Municipal de Cascais incentiva a participação da população sénior através da oferta de atividades culturais e de lazer e de projetos inovadores e reconhecidos.
Saiba mais sobre o projeto Palco da Vida aqui.