Médico para todas as pessoas sem médico de família

Bata Branca

É já amanhã que se realiza a primeira consulta no Bairro da Assunção. Inserido no Projeto Bata Branca, e numa parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, em colaboração com a ARSLVT, através do ACES Cascais e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, este novo serviço propõe assegurar a prestação de serviços e cuidados de saúde à população adulta, maior de 18 anos, com inscrição na Unidade de Cuidados Personalizados (UCSP) Cascais e Parede, pertencente ao Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cascais, a quem ainda não foi possível atribuir médico de família.

 

O processo é simples: basta estar inscrito num dos centro de saúde de Cascais e Parede e não ter médico de familia. Desta forma será encaminhado para esta unidade onde serão assegurados os cuidados de saúde necessários. Numa primeira fase, a Santa Casa da Misericórda de Cascais tem como objetivo a realização de 720 consultas. "A nossa preocupação é com a Saúde de todos. Se pudermos juntar esforços, como aqui foi feito, e melhorar a vida das pessoas, vamos a isso", refere Isabel Miguéns, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, durante a visita às instalações, prontas para abrir. "E amanhã será um grande dia. Logo às 8h30 da manhã teremos o 'nosso primeiro cliente'", conclui.

 

Este é uma das intervenções que a CMC tem vindo a fazer na área da saúde em Cascais. O SL3S – Sistema Local de Saúde e Solidariedade Social, oferece vários serviços para a população, como as teleconsultas de medicina geral, teleconsultas de pediatria, Cabine de Saúde no Pavilhão da Abóboda, bem como as intervenções que têm vindo a ser feitas nos vários centros de saúde - Cascais, S. João do Estoril, Parede e S. Domingos de Rana, com obras num valor global de cerca 4,8 Milhões de euros. 

 

"A partir de amanhã todos os cidadãos que queiram, terão médico de família em Cascais", reforça Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. 

 

MS/LB/CMC