Liga Portuguesa Contra o Cancro tem delegação em Cascais

Assinatura do protocolo para a instalação e funcionamento da Delegação de Cascais, Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro já tem uma delegação a funcionar em Cascais. Inaugurada nesta sexta-feira, surge na sequência de um protocolo entre a autarquia, a Santa Casa da Misericórdia e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. O espaço localiza-se onde funciona a Unidade de Saúde “Bata Branca”, na Avenida Pedro Álvares Cabral, em Cascais, um local cedido pela autarquia à Santa Casa de Misericórdia de Cascais.

Na cerimónia a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Minguéns, destacou a componente de solidariedade deste protocolo, que permite o apoio a doentes e famílias com carências económicas e salientou a importância destes apoios porque “em Cascais os pobres são mais pobres”, disse.

Já Francisco Ferreira, presidente da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, lembrou que os “pilares” da organização que dirige são “a solidariedade e a humanização”, salientando o papel do trabalho voluntário: “O voluntariado é o nosso ADN, porque tudo aquilo que nós fazemos é muito vasto: o apoio ao doente oncológico e à sua família; a prevenção primária e secundária e a investigação, que não seria possível fazer sem o trabalho voluntário”.

Carlos Carreiras destacou a importância da cultura do diagnóstico precoce no combate a esta doença, e da função, entre muitas outras, da Liga, na divulgação dessa cultura. E, nesse sentido, Carlos Carreiras destacaria a importância da existência de mais uma delegação junto da comunidade.

O protocolo tem como objetivo estabelecer as condições de cedência de um espaço destinado à implementação da Delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, um espaço, situado num imóvel do Município, cedido à Misericórdia. A delegação da Liga é composta por duas salas, parte do hall (para receção), bem como a partilha da sala de reuniões, do 1.º piso do edifício sito na Av. Pedro Álvares Cabral, n.º 242, 2750-184, Cascais. Funcionará das 15h00 às 19h00 terças e quintas-feiras e entre as 10h00 e as 12h30 aos sábados.