“ITEAMS” está em todas as ambulâncias do concelho

Bombeiros, INEM e Hospital partilham informação, de forma a prestar o melhor cuidado a cada doente

Ferramenta veio informatizar os serviços pré-hospitalares

Protocolo "ITEAMS" assinado

As cinco corporações de Bombeiros do concelho receberam, nesta quarta-feira, equipamento que lhes permite equipar todas as 26 ambulâncias com a aplicação iTeams, uma ferramenta que permite mais que um simples registo clínico, funciona como suporte interativo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno.

Desta forma, é possível, no que toca à prestação de serviços de emergência médica, estratificar a gravidade clínica de cada ocorrência e assim contribuir para uma regulação médica efetiva nas situações de maior gravidade.

“Criámos, por trás de um registo clínico, escalas médicas que produzem alertas que sensibilizam não só os bombeiros, mas também o CODU e o Hospital. Através deste sistema conseguimos uma comunicação rápida entre o local de socorro e o Hospital”, refere Filipa Barros, médica do INEM e mentora do projeto “ITEAMS”.

Cascais é o primeiro concelho a implementar este projeto de forma centralizada em todo o seu território, servindo de exemplo para que no futuro este se possa expandir a todo o País.

“A Câmara não tem nenhuma competência nem na emergência médica nem no próprio Serviço Nacional de Saúde, mas tem sempre como prioridade quem reside, estuda e aqui trabalha e, por isso, este é um exemplo de que com pequenas intervenções locais se pode melhorar a vida daqueles que estão ligados a Cascais”, termina Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.