A Câmara Municipal de Cascais inaugurou, hoje, um novo laboratório Vida Cascais, em Matos Cheirinhos. Os laboratórios Vida Cascais são financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia, e têm como objetivo, não só valorizar o território, mas sim, ajudar os jovens a definir os seus projetos de vida, através de atividades que promovam a sua capacitação e aquisição de competências.
A visita ao espaço e inauguração, contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e os vereadores Frederico Nunes e José de Almeida.
“Nós estamos a implementar este projeto pelos vários territórios, criando respostas para a comunidade, que potenciam a valorização dos territórios, mas também a capacitação das pessoas e desenvolvimento dos talentos dos jovens” explicou Carla Semedo, vereadora na Câmara Municipal de Cascais com o pelouro da Ação Social acerca do objetivo principal destes projetos.
A vereador referiu ainda que esta é uma resposta também no âmbito da saúde “esta resposta acaba por ter aqui duas grandes áreas, a nível de saúde, com a saúde mental, onde trazemos a saúde mental para as comunidades que precisam mais dessa resposta, numa lógica de equidade. E também temos a vertente da aproximação a estas comunidades, para que elas co construam as soluções dos desafios que vão encontrando, com a ajuda da Câmara Municipal de Cascais”.
A contar com este novo espaço, elevam-se para quatro os Laboratórios Vida Cascais: Matos Cheirinhos e Trajouce, na freguesia de S. Domingos de Rana; Bairro da Adroana e Bairro da Cruz Vermelha, ambos na freguesia de Alcabideche, todos eles financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Através de cultura e atividades dinâmicas, pretendem valorizar o território dando suporte aos jovens, ajudando-os a adquirir competências e definir os seus projetos de vida.
Saiba mais sobre o PRR aqui.