
A Saúde é um dos eixos estratégicos em que o município mais aposta. O foco é assegurar as melhores respostas aos utentes, nas diversas dimensões que esta área engloba. No que diz respeito aos cuidados primários de pessoas com diversas tipologias de deficiência ou e/comorbilidades, o Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID) garante esse apoio.
No sentido de reforçar a qualidade de atendimento, foram feitas obras de requalificação nas instalações, inauguradas no dia 1 de abril, com a presença do Executivo da Câmara Municipal de Cascais, das Juntas de Freguesa de Cascais Estoril
e de Alcabideche, e representantes das entidades responsáveis pela assistência prestada aos munícipes, do CRID, da Escola Superior de Saúde de Alcoitão (que tem neste espaço uma Clínica Pedagógica), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Ordem dos Fisioterapeutas.
“Esta é uma resposta que associa a Saúde e o Social, enquadrada com a nossa política de base local, o SL3S, o Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social, que visa dar uma resposta a nível da promoção dos direitos, nestas duas grandes dimensões”, começou por explicar Carla Nunes Semedo, vereadora da autarquia, também presente na ação, adiantando o fator inovador desta nova resposta, ao integrar no espaço, a clinica pedagógica da Escola Superior de Alqueidão, “associando a evidência científica no tratamento aos nossos munícipes. Desta forma, conseguimos dar uma resposta mais concertada, intersetorial e que atende às necessidades efetivas, a nível dos cuidados primários”.
A receção dos intervenientes foi assegurada por uma atuação do grupo musical do CRID, “Os Curiosos”, que escolheram o tema “Contigo eu Consigo” para deliciarem a comitiva, seguindo-se o descerramento da placa. Após este momento mais institucional, decorreu uma visita à Unidade de Fisioterapia, conduzida pela diretora Técnica, Carla Gentil Homem, e à Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, conduzida por Ana Isabel Vieira, diretora do Departamento de Fisioterapia. Apresentadas as novas instalações, foi, então altura de todos os intervenientes responsáveis por esta requalificação e pelo trabalho desenvolvido em todas as dimensões necessárias, deixarem umas palavras sobre o trabalho do CRID e sobre a importância do mesmo. As intervenções contaram com o contributo de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID, de Rui Rama da Silva. presidente da Assembleia Geral do CRID, de Paulo Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e de António Fernandes Lopes, bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas.
“Hoje foi o reformular o que nós tínhamos de medicina física de reabilitação numa unidade de fisioterapia. Para o CRID, é muito importante, juntaram-se vontades, quando o homem sonha, a obra nasce. E necessitamos de fazer face às despesas, nós queremos dar respostas. Venham à Unidade de Fisioterapia, façam Acordos connosco”, apelou Lurdes Vieira, presidente do CRID, no final, atendendo que, atualmente, não existem acordos com o SNS.