III Fórum dos Direitos da Criança e dos Jovens “Viver os Direitos da Criança em Cascais”

Direitos no Território

 

Em novembro Cascais junta-se às diversas iniciativas que ocorrem um pouco por todo o mundo, procurando trazer para a discussão os desafios e oportunidades que se colocam à realização dos Direitos da Criança e dos Jovens em Cascais e este ano, em particular, procuramos tornar visível como os direitos se aplicam no território.

 

20 de novembro Cascais celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança e Jovens, o dia em que as Nações Unidas adotaram a Convenção sobre os Direitos da Criança, com um workshop, que mobiliza crianças e jovens, quer na organização, quer na concretização, sob o tema “Direito à Participação”, entre as 14h30 e as 17h30, no Centro Paroquial de Cascais.

 

Este evento terá a presença da vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Carla Semedo, que tutela as áreas da Saúde, Solidariedade social e Direitos no Território, e que tomará conhecimento em plenário final, das ideias, propostas e sugestões que resultem deste debate.

 

Inscrições: https://www.cascais.pt/formulario/3o-forum-dos-direitos-das-criancas-e-dos-jovens-viver-os-direitos-em-cascais

 

Dia 22 de novembro, no Centro Cultural de Cascais, decorrerá o III Fórum para os Direitos das Crianças, no que será o segundo momento desta celebração, cuja sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

 

No primeiro painel deste Fórum, aberto à comunidade, a UNICEF Portugal irá apresentar os resultados da iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que envolveu no país cerca de 10 mil crianças e jovens e em Cascais mais de 900. Esta consulta pública decorreu durante as recentes eleições autárquicas e teve como inquiridos jovens e crianças que, sem direito a voto, participaram na reflexão democrática durante a campanha eleitoral nos seus municípios. A discussão conjunta destes resultados é uma oportunidade única para juntos refletirmos sobre os assuntos que afetam diretamente a vida das crianças e jovens.

 

Num segundo momento será apresentada a brochura “Viver os Direitos em Cascais” que dá ilustra e dá visibilidade ao que já se faz no concelho, quer por iniciativa da autarquia, quer por iniciativa de diversas entidades locais para promover os Direitos das Crianças e Jovens no concelho.

 

Terá ainda um terceiro painel aonde serão conhecidos e debatidos novos mecanismos e ferramentas que, no futuro, permitam ampliar o envolvimento e participação de crianças e jovens nas mudanças para a promover os seus direitos e bem-estar. A vereadora Carla Semedo encerrará este Fórum.

 

Inscrições: III Fórum dos Direitos da Criança e dos Jovens | Câmara Municipal de Cascais

 

Pretende-se neste Fórum sensibilizar diferentes atores sobre os Direitos da Criança, refletir sobre a participação das crianças no seu território e dar a conhecer diversas práticas  promotoras dos Direitos da Criança existentes no concelho de Cascais. Junte-se a nós para celebrar os 32 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança fazer parte deste movimento global pelo bem estar das crianças!

 

CONSULTE O PROGRAMA AQUI

 

As vagas são limitadas.