Hoje é dia de celebrar os Direitos da Criança

Um concelho melhor para as crianças é um lugar melhor para todos

Neste 20 de novembro é Dia Internacional dos Direitos da Criança, um dia de celebração pelo progresso alcançado e uma ocasião para chamar a atenção para a situação das crianças mais desfavorecidas.

Dia Internacional dos Direitos da Criança

Promover os Direitos da Criança e consciencializar as pessoas sobre a importância de trabalhar no dia-a-dia pelo seu bem-estar e desenvolvimento é um dos intuitos deste Dia. A 20 de novembro assinala-se também o aniversário da data em que a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrando-se este domingo os 33 anos da sua criação. 

Cascais aderiu ao Programa “Cidades Amigas das Crianças” em 2017, uma iniciativa internacional relançada em Portugal pelo Comité Português da UNICEF, assumindo assim o compromisso na implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança. Deste modo, Cascais reforçou o trabalho que tem sido feito para ser um município no qual a voz, necessidades, prioridades e Direitos da Criança são parte integrante das decisões, políticas e programas. Este processo implicou a construção de um Plano de Ação Local de quatro anos (1.º ciclo), implementado entre 2019 e 2022, e que incluiu medidas para melhorar a vida das crianças e jovens, focadas nos seus Direitos. Terminado este 1.º ciclo, Cascais pretende renovar o seu compromisso e iniciar o novo ciclo de implementação do Programa Cidades Amigas das Crianças.

Neste sentido, no próximo dia 25 de novembro, vai realizar-se o IV Fórum dos Direitos das Crianças e Jovens, no Centro Cultural de Cascais. Este vai ser um momento de reflexão conjunta com representantes de diversas entidades locais que intervêm em áreas com impacto na vida das crianças e jovens. O foco da reflexão e partilhas neste Fórum vai incidir sobre os resultados obtidos no 1.º ciclo de implementação do Programa Cidades Amigas das Crianças e no início da elaboração participada da nova Estratégia Local para os Direitos da Criança, o novo ciclo 2023-2026.

Assim, neste dia em especial e em todos os outros, queremos lembrar o papel fundamental que todos temos na promoção e realização dos Direitos das Crianças e Jovens. Queremos que Cascais seja um ótimo lugar para se ser criança ou jovem, um lugar que respeita e defende os seus Direitos. Trabalharmos num concelho melhor para as crianças é investirmos num concelho melhor para todos!