Há novos espaços de atendimento ao munícipe

Maior equidade no acesso aos serviços de Saúde e de Proteção Social

Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais prestam apoio, orientação e acompanhamento no âmbito das respostas sociais existentes na comunidade.

Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais

Foram inaugurados, na tarde desta quarta-feira, três Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais, que garantem a prevenção e a reparação de situações de exclusão e de vulnerabilidade social e uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde e de proteção social.

Estes três primeiros Centros estão localizados nas freguesias de S. Domingos de Rana (Praceta Nova n.º9, Tires - antiga Loja de Atendimento Cascais), de Cascais/Estoril (Rua Catarina Eufémia, n.º 31, casas 9 e 11, Fontainhas) e de  Alcabideche (Rua dos Bombeiros Voluntários n.º 159/159). Em breve vai ser inaugurado mais um Centro em Carcavelos/Parede, junto à estação da Parede.

Este novo serviço presta apoio, orientação e acompanhamento aos munícipes e às suas famílias em vários âmbitos: Saúde, Solidariedade Social, Habitação, Jurídico, Educação, Emprego e Prestações sociais e apoios pecuniários, nomeadamente junto dos vários atores sociais da Rede Social de Cascais, assente numa intervenção social, multinível e intersectorial, em resposta a problemas sociais complexos que afetam as comunidades.

"A ideia é também promover a literacia, as pessoas saberem aquilo que existe em Cascais. Nós temos imensos benefícios, programas e projetos que as pessoas desconhecem", explica Carla Semedo, vereadora da autarquia. 

Para ter acesso aos serviços disponibilizados nos Centros de Atendimento Integrado Vida Cascais, basta ligar para a Linha Cascais (800 203 186) e seguir as orientações. Se for caso disso, poderá sempre solicitar-se o atendimento presencial. 

"É uma aposta muito forte que a Câmara não tinha obrigação de exercer, mas se não tomássemos estas iniciativas não estaríamos a dar o apoio que nós queremos dar à população de Cascais", frisou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. 

Horário dos Centros:
Dias úteis das 9h00 às 17h00.