Grid Pad 12 melhora comunicação de utentes da CERCICA

Inovar para incluir!

Dispositivo de Comunicação Aumentativa permite entender e ser entendido.

Grid Pad 12 na Cercica

Graças ao apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais e da Associação de São Bartolomeu dos Alemães, os utentes da Cercica - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais - com maiores dificuldades de comunicação (e a frequentar o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão - CACI) têm hoje à disposição o Grid Pad 12, um dispositivo dedicado à Comunicação Aumentativa que lhes permite entender e ser entendidos.

Este sistema tecnológico moderno, concebido com a colaboração dos próprios utilizadores, faz com que se preencham não só as necessidades básicas de comunicação destas pessoas com deficiência, mas também permite a sua inclusão na sociedade, conseguindo dar-lhes voz e controlo sobre o ambiente que os rodeia.

“O meu nome é João e falo em nome de todos os clientes da Cercica, polo de São Domingos de Rana. Quero agradecer a oportunidade de podermos ter a nossa própria voz, que sem esta ajuda fundamental, promotora de verdadeira inclusão, não seria possível. Com tecnologia dedicada à comunicação e à arte de ser entendido todos nós temos agora a possibilidade de falar a mesma língua”, ouviu-se de um dos tablets onde carregou um dos utentes com dificuldades de comunicação. Mas este dispositivo funciona, por exemplo, também através do olhar do utente, sem que este precise de lhe tocar.

“Quando vemos a aplicação desta tecnologia percebemos que a verba que disponibilizámos foi muito bem aplicada”, referiu vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.

Mais sobre o Grid Pad 12:

Possui um design robusto e protegido, cumprindo todas as normas europeias referentes aos dispositivos médicos, uma bateria de longa duração para que a pessoa possa ter o seu sistema sempre disponível, e múltiplas opções de acessibilidade, precavendo qualquer alteração clínica que possa ocorrer.

Com um sistema de som de alta-definição, o utilizador é sempre ouvido, independentemente do local onde se encontra.

Integra um sistema para controlo do ambiente, permitindo, desta forma, que qualquer equipamento infravermelho possa ser controlado através do GRID Pad, aumentando a autonomia do utilizador nos contextos que frequenta.