Projeto para prevenção da dependência do jogo online.
O projeto Gaming + Saúde centra-se na prevenção da dependência do jogo online por parte das crianças e dos jovens. Está a ser realizado um questionário a jovens de Cascais entre os 12 e os 18 anos, para identificar o impacto do gaming no seu comportamento e no seu estilo de vida.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Cascais celebraram um protocolo de parceria para o projeto “Agenda para a transformação 2030 dos cuidados de saúde primários da ARSLVT”. O protocolo tem como finalidade a promoção da saúde e prevenção de doença nos munícipes de Cascais, no âmbito do ODS 3 – Saúde e Bem Estar, meta 3.4 - reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.
Um dos principais focos desta parceria passa pela promoção da saúde mental e, nesse seguimento surge o projeto Gaming + Saúde. O gaming é um fenómeno mundial que cada vez mais está presente na vida dos jovens. Assim, este projeto centra-se na prevenção da dependência do jogo online por parte de crianças e jovens.
O Gaming + Saúde está dividido em duas fases:
Uma primeira fase em que é aferido o impacto do gaming no comportamento e no estilo de vida dos jovens, entre os 12 e os 18 anos, de Cascais. Este diagnóstico será realizado através de um questionário, que permitirá identificar uma possível “dependência tecnológica online” que possa resultar em problemas de saúde física e mental, aferindo o tipo de comportamentos adotados pelos jovens.
Na segunda fase, serão definidas medidas e atividades de prevenção e promoção de saúde, em concordância com o que foi diagnosticado anteriormente.